Segurança

Após pressão, BMB normatiza procedimento de segurança para saída de funcionários

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Após pressão, BMB normatiza procedimento de segurança para saída de funcionários

Os bancos, muitas vezes, insistem em adotar procedimentos sem ouvir seus trabalhadores e o Movimento Sindical. O Mercantil do Brasil tem obrigação de sempre buscar recursos e políticas que garantam a segurança e bem-estar de seus trabalhadores.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (14), na sede do Mercantil do Brasil, em Belo Horizonte, o banco apresentou um documento que normatiza o procedimento de segurança da saída de funcionários das agências. A formalização atende a uma reivindicação feita pelo Sindicato de BH durante mediação realizada no dia 22 de fevereiro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE-MG).

 

De acordo com o documento, o procedimento normatizado tem o nome de “Saída Segura” e será incorporado às normas de segurança do Mercantil. De acordo com o banco, o objetivo é “garantir a segurança e resguardar a integridade física de moral dos empregados e seus familiares em uma eventual ocorrência de extorsão, ameaça ou violência”.

 

# Em caso de demissão procure o sindicato imediatamente antes de homologar

 

O procedimento consistirá na “apresentação ao vigilante, de forma espontânea e por livre iniciativa do empregado, do conteúdo de sacolas, malas, mochilas, malotes, caixas e qualquer outro tipo de grande volume”. Ele deverá ocorrer em local reservado e não será permitido contato físico do vigilante com o empregado e seus pertences pessoais, cabendo apenas a visualização superficial.

 

Entre outras informações do documento, o banco também ressalta que o procedimento não se aplicará aos Postos de Atendimento (PAs), às áreas do Edifício Sede e demais localidades em que não há movimentação de numerário por parte dos funcionários.

 

Durante a reunião desta quarta-feira, o Mercantil afirmou que todas as informações sobre o procedimento “Saída Segura” também serão repassadas diretamente aos funcionários e funcionárias por meio de canais internos de comunicação.

 

# Mercantil do Brasil lucrou R$ 26,2 milhões em 2017

 

O banco, muitas vezes, insiste em adotar procedimentos sem ouvir seus trabalhadores e o Sindicato. O Mercantil tem obrigação de sempre buscar recursos e políticas que garantam a segurança e bem-estar de seus trabalhadores. Entretanto, segundo a lei, deverá sempre respeitar a honra, a intimidade e a imagem de seus funcionários, o que não havia ficado claro no comunicado anterior feito através de uma áudio conferência.

 

O Mercantil do Brasil se comprometeu em relação ao caráter espontâneo da apresentação dos funcionários aos vigilantes. O movimento sindical não tolerará que os trabalhadores sejam intimidados pelo banco para apresentar seus pertences. Os procedimentos de segurança adotados pelo Mercantil, e agora normatizados, devem ser um instrumento de prevenção da violência e não de exposição dos trabalhadores a situações vexatórias.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.

 

# Preencha a pesquisa Bancári@s da Baixada Santista (leva no máximo 3 minutos)

Fonte: Seeb BH
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!