fbpx
Início Notícias Itaú Apesar do lucro, Itaú quer aumentar custo do plano de saúde aos bancários
Itaú

Apesar do lucro, Itaú quer aumentar custo do plano de saúde aos bancários

1 de dezembro de 2014

Em reunião realizada nesta segunda-feira (1º) com o movimento sindical, assessorado pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, o banco apresentou proposta com alterações no plano de saúde dos funcionários que, de forma geral, aumentam os custos para os trabalhadores. O Itaú foi representado por Marcelo Orticelli, diretor de relações do Trabalho, e Marco Aurélio de Oliveira, superintendente de Relações Sindicais.

Um dos principais pontos negativos na proposta do banco é a mudança da filosofia de cobertura do plano. O novo modelo torna o plano individualizado, diferente do padrão familiar que foi aprovado pelos funcionários em 2010.

Outro fator negativo é a criação de dois modelos de plano. Isso, na prática, segrega os funcionários que hoje estão na ativa dos que forem contratados a partir da vigência do plano proposto. Além disso, o banco não apresentou estudo atuarial do plano, que garantiria transparência na negociação.

Essa proposta unilateral e gananciosa surge no momento em que o banco obtém lucro bilionário maior que o outro. A hora é de melhoria e barateamento do plano para seus trabalhadores e não o contrário.

Movimento sindical cobra fim da pressão para adesão ao PDV 

O Itaú apresentou na semana passada um PDV (Plano de Demissão Voluntária) para os assessores operacionais das áreas empresariais EMP 2 (varejo) 3 e 4. 

Durante a reunião, os representantes do banco garantiram que o prazo de adesão vai até junho de 2015 e que estão elegíveis 1.400 empregados em todo o país, dos quais 500 já teriam sido realocados. Eles garantiram ainda que os funcionários que gozam de qualquer tipo de estabilidade não deverão ser procurados pelos gestores para adesão ao PDV. 

Os funcionários não devem aceitar o clima de terror que os gestores estão fazendo ao afirmar que o prazo de adesão se encerraria em 3 de dezembro. Queremos a manutenção dos empregos e que o processo de realocação garanta esses postos de trabalho no Itaú. 

Sindicato convoca bancários do Itaú para debater PDV nesta terça, 2/12

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região convoca os assistentes operacionais da área empresarial (Emp) 2,3 e 4 do Itaú para reunião nesta terça-feira (2/12) às 19 horas, na Sede do Sindicato (Avenida Washington Luiz, 140, Encruzilhada – Santos). A pauta é o Plano de Demissão Voluntária (PDV) anunciado pelo banco no começo da última semana.

O encontro no Sindicato tem o objetivo de dar um retorno aos trabalhadores sobre o que for debatido e definido na reunião da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, desta segunda-feira (1/12), em São Paulo. “A recomendação inicial aos trabalhadores é não aceitar qualquer proposta e aguardar os resultados da negociação entre o banco e o movimento sindical. O objetivo do sindicato é, como sempre, preservar empregos e garantir os direitos da classe trabalhadora”, explicou Élcio Quintha, diretor do Sindicato e funcionário do Itaú.

O Plano tem como alvo os assistentes operacionais da área empresarial (Emp) e o prazo de adesão seria até o próximo dia 3/12. Segundo informações, a intenção do banco é desativar a área operacional do segmento Empresarial em todo o Brasil.

Na manhã da última quinta-feira, 27/11, os diretores do Sindicato Élcio Quinta, Walmir Gomes, Luciano Quartieri e Carla Alvarez, todos funcionários do banco, fizeram uma reunião com bancários do Itaú para dar as primeiras orientações e tirar dúvidas. Além de procurar os diretores do sindicato, os bancários podem entrar em contato por meio do fale conosco do site www.santosbancarios.com.br .

Fonte: Contraf e Secretaria de imprensa e Comunicação do SEEB Santos e Região

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco