Os bancários e a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região vão paralisar por 24h, nesta sexta-feira, 22/03, unidades do HSBC, por demissões em massa justificadas apenas por falta de competência administrativa do HSBC.
A diretoria do HSBC demitiu cerca de 200 gerentes, dia 18/03/2013, de suas unidades do Estado de São Paulo. Eles foram induzidos por seus superintendentes a aumentar suas metas. Em Santos, duas gerentes foram demitidas por realizarem a tática do seu chefe superintendente, que enviou um e-mail com a seguinte frase: “Pessoal, lá em SV já tivemos 01 Premier, 01 Advance e 04 SClass. Deem uma olhada, pois o score mudou. Mãos a Obra”.
“Seguindo o e-mail: vários gerentes começaram a colocar contas correntes no sistema do banco para criar novos limites de cheque especial. É bom ressaltar que somente o sistema, segundo o “score” determinado pela diretoria do HSBC, conforme seus próprios critérios aprova o limite ou não. Por um erro do sistema várias contas foram aprovadas, porém no dia seguinte todos os limites foram cancelados. Portanto o banco não teve prejuízo e nem houve fraude”, afirma Regina Ornelas, diretora do Sindicato e funcionária do banco.
Contudo, as gerentes que mais implantaram C/C no sistema foram surpreendidas com a demissão. Agindo desse modo o HSBC torna o ambiente de trabalho inseguro, de desconfiança e sem rumo.
“Os funcionários estão apavorados com as demissões injustificadas e covardes. Por isso, vamos paralisar as agências do HSBC”, adverte Ricardo Saraiva Big, Presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região. É bom salientar que o banco inglês foi multado em US$ 1,9 bilhão nos EUA por lavagem de dinheiro e esta sendo investigado na Argentina pelo mesmo crime. O HSBC demitiu 946 bancários, em 2012, no país.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região