O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do INSS com os sindicatos estabelece que somente os trabalhadores sindicalizados serão beneficiados com o direito garantido de solicitar a aposentadoria e outros benefícios previdenciários nas próprias entidades
O serviço previdenciário que já existe para os associados do Sindicato poderá ficar mais ágil e completo caso o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) cumpra a sua promessa. A partir do início de 2018, por meio de um sistema informatizado agilizar a concessão de aposentadorias e outros benefícios previdenciários. Os filiados poderão pedir diretamente na entidade sem precisar agendar e se deslocar à agência do Instituto, além de escapar da burocracia.
Este serviço já é realizado pela Secretaria de Assuntos Previdenciários do Sindicato. Conforme o secretário Daniel Mandu, antes era preciso preparar todo o processo e levar ao INSS. Com a futura implantação do novo convênio será muito mais rápido, menos desgastante e interessante para os bancários e bancárias.
Porém, é importante salientar que o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do INSS com os sindicatos estabelecem que somente os trabalhadores sindicalizados serão beneficiados com o direitos garantido de solicitar a aposentadoria e outros benefícios previdenciários nas próprias entidades.
Preencha a pesquisa Bancári@s da Baixada Santista (leva no máximo 3 minutos)
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região
Escrito por: Gustavo Mesquita