fbpx
Início Notícias Ação pede suspensão de cobrança por cheque especial não utilizado
Notícias

Ação pede suspensão de cobrança por cheque especial não utilizado

10 de janeiro de 2020

Segundo pesquisa, 6,7% dos brasileiros estavam devendo o cheque especial em dezembro do ano passado

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou nesta quinta-feira, 9, com uma ação na Justiça Federal do Distrito Federal pedindo a suspensão da cobrança de tarifa sobre o cheque especial de quem não utiliza o limite. A instituição pede ainda a devolução ou o provisionamento do total de valores cobrados dos correntistas a partir de 6 de janeiro de 2020.

 

A cobrança de tarifa sobre o cheque especial foi anunciada pelo Banco Central em novembro do ano passado. Foi estabelecido um limite de 8% nos juros cobrados pelos bancos, o equivalente a 151,8% ao ano. Além disso, as instituições financeiras podem cobrar 0,25% mensal sobre o valor que ultrapassar o limite de R$ 500.

 

Os contratos em vigor só terão a cobrança de 0,25% sobre o valor que ultrapassar o limite de R$ 500 a partir de 1º de junho. Já para os novos contratos a cobrança está valendo desde 6 de janeiro.

 

Segundo a OAB, existe nessa medida uma violação ao direito do consumidor. “O consumidor não pode ficar sujeito à cobrança de tarifa pela disponibilização de cheque especial, independentemente da efetiva utilização do serviço”, ressalta.

 

A Ordem explica ainda que as instituições financeiras estão alcançadas pela incidência das normas do Código de Defesa do Consumidor. A cobrança “coloca o consumidor em uma situação de desvantagem exagerada, ao arcar com um gravame por algo de que não usufruiu, o que desequilibra a relação contratual”.

 

Dívidas com cheque especial

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o cheque especial é um dos principais meios de endividamento das famílias. De acordo com a publicação, 6,7% dos brasileiros estavam devendo o cheque especial em dezembro de 2019. Houve aumento em relação a dezembro de 2018, que registrou 5,8%.

Crédito: mrsiraphol
Fonte: Reconta aí

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons