Item que transformava banco em sociedade anônima foi retirado do novo estatuto.
Em reunião do Conselho de Administração da Caixa, nesta quinta-feira 7, o item que transformava o banco em sociedade anônima, abrindo portas para a abertura de capital e privatização, foi excluído do texto do novo estatuto da instituição. A decisão representa uma grande vitória dos empregados, movimentos sociais e de todo o conjunto da sociedade.
A retirada do item que transformaria a Caixa em sociedade anônima do novo estatuto do banco é a terceira vitória dos empregados contra as intenções privatistas do governo Temer. A primeira foi a retirada do trecho que obrigava empresas públicas a se transformarem em S/A do Estatuto das Estatais (Lei 13.303/2016), e a segunda veio em 18 de outubro, quando a mobilização dos bancários fez com que a votação da mudança no CA fosse suspensa.
Agora, veio a vitória derradeira. A manutenção da Caixa 100% Pública. Temer, com a falsa justificativa de melhorar a governança do banco, queria passar por cima do próprio estatuto das estatais.
Ressaltamos que possíveis alterações no novo estatuto da Caixa podem trazer prejuízos aos empregados e que, portanto, todos devem continuar mobilizados na luta em defesa da Caixa.
Crédito: Fernando Diegues
Fonte: Com informações SEEB SP