Confira 7 dicas rápidas de segurança para proteger suas informações pessoais e manter seu Smartphone a salvo de invasores com atitudes muito simples e fáceis.
1. Defina um código de bloqueio
Seu telefone tem uma série de informações pessoais que são potencialmente acessíveis a olhos curiosos, desde a sua agenda, emails, imagens etc. Para evitar que essas informações vazem, a primeira atitude a tomar é definir um código de bloqueio. Você pode usar um PIN de quatro dígitos ou uma senha real com letras, números e caracteres, ou códigos inventados com sequência de movimentos na tela touch. Isso ajudará a manter os intrometidos ou ladrões longe de sua privacidade.
2. Ative a opção “Não Rastrear” no navegador da Web móvel
Qualquer informação que você fornecer em um site é coletada e, provavelmente, usada para te oferecer anúncios relevantes no futuro. A opção “Não Rastrear” impede que seu navegador continue recolhendo seus dados. O navegador Google Chrome para Android e o Safari para iOS lhe permitirão configurar “Não Rastrear”, mas isso não garante 100% de eficácia, alguns sites irão aderir às sua preferências.
Para ativar a opção “Não Rastrear” do Chrome no seu Android:
Passo 1. Toque no Menu representado pelos três pontinhos no canto superior direito da tela do Chrome.
Passo 2. Toque em “Configurações”.
Passo 3. No Menu avançado, toque em “Privacidade”.
Passo 4. Toque em “Não Rastrear” e em seguida ative um interruptor para “Ativado”.
3. Bloqueie seu número de telefone quando necessário
Quando você liga para um serviço, ele pode coletar seu número de telefone e qualquer informação anexada a ele. Essas informações podem ser usadas futuramente para proveito de terceiros. Se você não quiser alternar o bloqueio on e off apenas para empresas, você deve considerar usar o Google Voice quando for ligar para as empresas. Em seguida você pode facilmente bloquear qualquer chamada de entrada que não está na sua lista de contatos.
4. Evite responder a chamadas de Spam
Existe uma série de serviços de telemarketing que ligam para o telefone das pessoas apenas para confirmar se o número realmente é da pessoa. Quando isso acontece, o seu número é colocado em uma lista que é vendida para outras empresas, e você vai receber ainda mais ligações de spam e, possivelmente, textos também. Se você não tiver um plano ilimitado, poderá incorrer em custos adicionais para mensagens de texto que você nem deseja receber.
Em vez de atender e confirmar o seu número, use o identificador de chamadas para descobrir quem está te ligando. No Android, veja em atual Caller ID por Whitepages, que exibirá as informações de quem está ligando numa pequena janela na tela da chamada recebida. No iOS você terá que usar outra abordagem um pouco diferente: instale o TrueCaller e tire um print de uma chamada para o aplicativo identificar quem está ligando. (os criadores do app dizem que atualmente não há nenhuma maneira de interceptar o processo de chamada).
5. Use um aplicativo de recuperação para encontrar um smartphone perdido ou roubado
O pânico toma conta quando você percebe que seu smartphone não está no seu bolso. Você começa a se fazer perguntas. Quando foi a última vez que o usei? Será que caiu no chão na hora que eu saí do carro? Com os aplicativos de recuperação no Android e no iOS você pode bloquear o acesso ao seu dispositivo e até mesmo descobrir a sua localização em tempo real pelo GPS.
6. Adicione informações de contato do proprietário em seu dispositivo
Se você perdeu seu smartphone e alguma alma caridosa o acha, como ela vai fazer para te encontrar? Por essa razão você deve adicionar informações de contato suficientes para que seu aparelho seja devolvido. Você não precisa fornecer o seu nome completo, talvez apenas um primeiro nome e a última inicial e o número de um amigo ou membro da família que possa entrar em contato com você sobre o dispositivo perdido. Pense nisso como uma “coleira de cachorro” para o seu celular.
7. Guarde bem o seu smartphone
Apesar de todos os esforços para manter as suas informações a salvo bloqueando o acesso ao seu aparelho, você ainda corre o risco de ser roubado ou furtado fisicamente. Para combater isso, mantenha o seu smartphone em um local de difícil acesso, como num bolso frontal apertado, ou no fundo da bolsa. E não tem necessidade de ficar anunciando o fato de você ter comprado um novo telefone incrível. Prestando atenção nessas dicas você evitará que seu dispositivo seja roubado.
>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.
Fonte: Canaltech