Fazer um selfie, dar um curtir, comentar algo com uma hashtag, o vocabulário parece complicado, mas já faz parte da vida de muitas pessoas. Conhece alguém que não tenha Facebook, Twitter ou Instagram? Difícil, não é?
# Exposição nas redes sociais pode render demissão por justa causa
As redes sociais são um sucesso da vida moderna e quanto maior a popularidade desses sites, maior o perigo de cair em golpes online praticados por cibercriminosos.
Confira 7 dicas para curtir as redes sociais sem preocupação
1. Cuidado com a senha
Ter uma senha forte, e se possível, diferente para cada rede social é essencial. De acordo com empresas de tecnologia de segurança eletronica, senhas são consideradas fortes quando contêm pelo menos oito caracteres em uma combinação de letras, símbolos e números, maiúsculas e minúsculas.
2. Dados pessoais
Nunca divulgue seus dados nas redes sociais como CPF, RG, endereço, número do telefone ou informações da conta bancária. Se for preciso conversar sobre esses dados, utilize o modo de mensagem privada.
3. Acessos em locais públicos
Nunca acesse a sua rede social de lugares públicos, não há como garantir se as suas informações não estão sendo monitoradas.
4. Restrinja o acesso às informações:
É possível restringir o acesso as suas informações nas suas redes sociais utilizando os recursos de segurança. Quando mais restrito, mais seguro será.
5. Regras de Privacidade
Leia todo o que puder sobre as regras de privacidade da rede social que vocês está acessando, desse modo, você saberá exatamente o que fazer quando se sentir ameaçado.
6. Cuidado com o phishing
Para evitar cair no conto do site pirata, crie o hábito de digitar o endereço da rede social e não acessá-la por links. Isso porque os hacker usam do recurso de “sites parecidos” para enganar os usuários e obter informações preciosas. Essa prática chama-se phishing. Outra dica é salvar o endereço em seus favoritos também.
7. Cuidado com o que você publica
As pessoas podem saber tudo sobre você apenas observando suas redes sociais. Local de trabalho, faculdade, endereço de amigos e até onde você passou as férias. Essas informações podem ocasionar em roubos de identidade, e os dados são irreparáveis.
# Curta a página do Sindicato no Facebook
>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.
Fonte: Mundo Positivo