fbpx
Início 50 anos do golpe militar serão lembrados em ato na antiga sede do DOI-Codi

50 anos do golpe militar serão lembrados em ato na antiga sede do DOI-Codi

26 de março de 2014

No próximo 31 de março, segunda-feira, será realizado, na antiga sede do DOI-Codi de São Paulo, hoje 36ª delegacia, na Rua Tutóia, 921, um ato que relembrará os 50 anos do golpe militar, ocorrido em 31 de março de 1964. O evento, organizado pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, tem adesão de 145 entidades incluindo familiares de mortos e desaparecidos, ex-presos políticos, pesquisadores e ativistas de direitos humanos. A partir das 9h da manhã a atividade será aberta ao público no pátio da delegacia.

O ato tem como objetivo execrar e lamentar a data, considerada “O Dia da vergonha nacional” e exigir, entre outras coisas, a localização e identificação dos corpos dos desaparecidos políticos e esclarecimento das circunstâncias e dos responsáveis por suas mortes; identificação e punição dos torturadores, estupradores, assassinos, mandantes, financiadores e ocultadores de cadáveres. Na ocasião, também serão lembrados os nomes das 56 pessoas mortas no centro de extermínio, inclusive as que estão desaparecidas até hoje.

A partir da decisão do tombamento do prédio, ocorrida em dia 27 de janeiro de 2014 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), o evento tem o objetivo de consolidar a transformação do espaço em memorial das vítimas da ditadura. Pelo menos cinco mil pessoas foram presas e torturadas no DOI-Codi de São Paulo.

O evento terá caráter político cultural e contará com a participação do coral Martin Luther King, dos grupos de teatro: Cia do Tijolo; Mal Amadas; TUOV; Redemunho; Kiwi Cia de Teatro; Asdrúbal Serrano; Studio Heleny Guariba; apresentação de dança do grupo de Sandro Borelli, do bloco Unidos da Lona Preta e do documentário sobre violência policial, de Luciana Burlamaqui. 

 

Ato: Ditadura Nunca Mais: 50 anos do golpe militar
Data: 31 de março de 2014
Início: 9h
Local: antiga sede do DOI-Codi de São Paulo
Endereço: Rua Tutóia, nº 921
Texto do Manifesto: http://www.comissaodaverdade.org.br/audiencia_integra.php?id=23 

Fonte: Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco