Na capital, a 18ª edição do evento será na Avenida Paulista, com concentração às 13h, em frente ao Masp. Haverá caminhada até o Teatro Municipal no centro de São Paulo
A Intersindical Central da Classe Trabalhadora, demais centrais sindicais, Sindicato dos Bancários de Santos e Região, diversos outros sindicatos, partidos de oposição, Movimentos Povo Sem Medo, Brasil Popular, além de movimentos populares de diversas atividades promovem manifestações para refletirem sobre a Consciência Negra e combaterem o racismo estrutural no país e o genocídio da população negra. Na agenda, estão previstas a realização de debates, intervenções culturais e atos por todo o estado de São Paulo.
O Mês da Consciência Negra é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, escravizado que se tornou líder do Quilombo dos Palmares, ao lado de sua companheira Dandara, e que foi assassinado em 20 de novembro de 1665.
Já a tradicional Marcha da Consciência Negra, no 20 de novembro, estará nas ruas incorporando a pauta pelo Fora Bolsonaro. Na capital, a 18ª edição do evento será na Avenida Paulista, com concentração às 13h, em frente ao Masp (Veja na agenda abaixo os atos em outras cidades).
Apesar de não existir uma lei estadual, no dia 20 de novembro está decretado feriado em 107 cidades, entre elas a capital paulista, Santos, Cubatão, Bertioga, Guarujá, Mongaguá, Peruíbe, São Vicente e Itanhaém. Em Praia Grande é ponto facultativo.
Dia 20 – 13h
18ª Marcha da Consciência Negra na Avenida Paulista. Haverá caminhão de som com várias intervenções políticas e culturais durante a marcha. A concentração será às 13h na em frente da estação MASP do metrô. Haverá caminhada até o Teatro Municipal no centro de São Paulo.
Dia 20 – das 14h30 até 17h – Baixada Santista
Ato Metropolitano da Consciência Negra na Baixada Santista, em Praia Grande/SP, Pça Helena Cardoso Bernardino (PÇA P1), Samambaia.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região