Começa nesta sexta-feira (31/7) a 17ª Conferência Nacional dos Bancários, onde serão aprovadas a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2015. O Sindicato dos Bancários de Santos e Região, filiado à Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, está representado no encontro, que acontece em São Paulo e vai até domingo (2/8).
Na Conferência, os bancários da Intersindical seguem defendendo 25,55% de reajuste salarial, sendo 9,17% referentes à inflação estimada do período (setembro de 2014 a agosto de 2015) e 15% referentes à lucratividade dos bancos e à rentabilidade dos seus patrimônios líquidos. Além do índice, a pauta da Intersindical é composta pelas seguintes reivindicações:
– PLR de 25% distribuído linearmente para todos os bancários
– Piso do Dieese
– Aumento imediato do nº de empregados
– Promoção de igualdade de oportunidades
– Defesa da jornada de 6 horas
– Fim das metas
– Reposição das perdas salariais
– Defesa do emprego
– Saúde do trabalhador
– Segurança bancária
– Isonomia
– Estatização do Sistema Financeiro
– Auditoria da Dívida Pública
– Ratificação da Convenção 158 da OIT
– Arquivamento do PL 4330 (PLC 30/2015)
Terceirização
Hoje (sexta, 31/7), serão realizados painéis com temas relacionados ao mundo do trabalho, economia e política. Entre eles estão "As consequências dos processos de terceirização – Estudo de Caso no México", com o advogado especialista em relações de trabalho no México, Eugenio Narcia Tovar, e "O Brasil frente aos riscos da PLC 30/2015", com o também especialista em relações de trabalho e membro da Associação Latino-Americana dos Advogados Laboralistas (ALAL), Maximiliano Nagl Garcez.
No sábado (1/8) haverá debates em grupos temáticos e no domingo acontece a plenária final, onde serão votados o calendário de ações da Campanha e a pauta de reivindicações que será entregue à Fenaban. Acompanhe os desdobramentos da Campanha Salarial 2015 pelo site e curtindo a fanpage do Sindicato: www.facebook.com/santosbancarios .
Leia também:
Bancários da Intersindical defendem 25,55% de reajuste
Conheça as vantagens de ser Sindicalizado
Crédito: arquivo (set/14)
Fonte: Imprensa Seeb Santos e Região com informações da Contraf