A primeira Assembleia Extraordinária Específica do Itaú, realizada de forma virtual pelo Sindicato dos Bancários de Santos e Região, foi um sucesso
Durante dois dias, das 8h de 11/5 até às 20h de 12/5/20, pelo site do Sindicato (santosbancarios.com.br), foram disponibilizadas todas as informações necessárias para a deliberação acerca da aprovação ou não do Acordo Coletivo de Trabalho Emergencial, com vigência de dois anos.
As oito cláusulas foram deliberadas, de forma democrática e soberana, por 56 votos, sendo 49 a favor e 7 contra, sem nenhuma abstenção.
O resultado geral aprovou acordo de horas negativo
Os bancários do Itaú aprovaram, em assembleia virtual pelos sites dos Sindicatos de todo o Brasil, o acordo de banco de horas negativo, que garante direitos aos trabalhadores que estão afastados ou em regime de rodízio nas agências, por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19). O acordo prevê ainda abono das horas devidas dos meses de março e abril e ainda desconto de 10% nas horas devidas a partir do mês de maio.
Pelo acordo, a reposição das horas devidas só pode se dar no mês seguinte ao final da quarentena, por um período de 12 meses, limitado a duas horas a mais por dia e apenas nos dias úteis, de segunda a sexta-feira. Também determina que caso o bancário trabalhe em sábados, domingos e feriados, essas horas não serão consideradas como reposição, portanto, terão de ser pagas como horas extras.
O acordo prevê ainda que, caso o bancário seja demitido após a quarentena, ele terá as horas devidas perdoadas, ou seja, elas não serão descontadas em sua rescisão. É importante lembrar que em mesa negociação, o Sindicato conseguiu o compromisso do Itaú de não demitir sem justa causa durante a pandemia.
O acordo só é válido para quem se encontra em casa sem trabalhar, uma vez que os bancários que estão em regime de home office cumprem suas jornadas e não sairão devendo horas ao banco.
Ficou estabelecido também que caso os bancários não queiram ficar afastados, poderão trabalhar no call center durante a pandemia, recebendo treinamento para isso. Mesmo que a jornada desse bancário seja de 8 horas, eles cumprirão a jornada de 6 horas do call center sem sair devendo essas duas horas por dia que estarão fazendo a menos.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região e Contraf