Selic está, atualmente, em 5,5% ao ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) – órgão do Banco Central (BC) – iniciou nesta terça-feira, 29, o penúltimo encontro do ano para definir a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 5,5% ao ano.
A nova taxa será anunciada na quarta-feira (30) e aposta-se em redução de 0,5%, passando para 5% ao ano.
Em setembro, o Copom cortou a Selic em 0,5%, passando de 6% para 5,5% ao ano. O último encontro do Copom acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro.
As reuniões do colegiado ocorrem, normalmente, em dois dias seguidos. O calendário de reuniões de um determinado ano é divulgado até o mês de junho do ano anterior. O Comitê se reúne a cada 45 dias para decidir se mantém ou modifica a taxa de juros básica da economia brasileira.
O Copom toma suas decisões a cada reunião, conforme as expectativas de inflação, o balanço de riscos e a atividade econômica. O BC define a taxa Selic visando o cumprimento da meta para a inflação.
Durante as reuniões, os membros do Copom assistem a apresentações técnicas do BC, que tratam da evolução e perspectivas das economias brasileira e mundial, das condições de liquidez e do comportamento dos mercados.
A taxa de juros Selic é a referência para os demais juros da economia. Uma vez definida a taxa Selic, o Banco Central atua por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.
Como funciona a reunião do Copom
Crédito: BCB
Fonte: Reconta aí