fbpx
Início Notícias Intersindical recebe sindicalistas chineses
Notícias

Intersindical recebe sindicalistas chineses

24 de outubro de 2019

Como no Brasil, sindicatos têm grande importância na melhora das condições de vida dos trabalhadores chineses

A Intersindical recebeu quarta-feira (23) uma delegação de sindicalistas chineses da província de Hubei, localizada no centro do país, com forte peso na produção industrial metalúrgica, automotiva e de produtos de alta tecnologia. O encontro teve como objetivo trocar experiências sobre a situação da classe trabalhadora e dos sindicatos nos dois países.

 

Liu Jianyu, vice-presidente da Federação de Sindicatos da Província de Hubei, foi o porta-voz da delegação e expôs sobre o contexto do mundo do trabalho na China, abordando temas como o modelo de desenvolvimento chinês, direitos trabalhistas e o papel das entidades sindicais.

 

Edson Carneiro Índio, Secretário Geral da Intersindical apresentou uma análise da conjuntura brasileira, com desmonte do Estado, destruição dos direitos e de entrega das riquezas do país ao capital financeiro. Índio ressaltou a importância da China no cenário internacional, no contrapeso ao imperialismo norte-americano.

 

A ação dos aliados do imperialismo na província de Hong Kong também foi condenada por Índio. Ricardo Saraiva, o Big, Secretário de Relações Internacionais da Intersindical falou da nossa participação na Federação Sindical Mundial e da importância do diálogo entre os setores que se contrapõem ao neoliberalismo.

 

Segundo a exposição de Jianyu, há um avanço de direitos trabalhistas, sociais e melhoria das condições de vida na China.

 

Nilza Pereira, Secretária de Finanças da Central e dirigente do Sindicato dos Químicos Unificados elencou vários aspectos do movimento sindical brasileiro e perguntou sobre a participação da mulher trabalhadora nos sindicatos chineses.

 

A avaliação do encontro foi muito positiva e reforça o princípio fundamental do sindicalismo combativo, que é o internacionalismo. “O encontro reforça o processo de interação da central com os trabalhadores das mais avançadas regiões do mundo”, conclui Índio.

 

A Intersindical estava representada, também pelos companheiros Manoel Elídio Rosa (Gabeira) e Pedro Otoni, ambos da direção da Central. A delegação chinesa foi composta também pela companheira Zhu Qiudi (Vice Presidenta da Federação de Sindicatos de Jingmen Federation); Yi Youquan (Vice Presidente / Federação de Sindicatos de Wuhan), Luo Yingzhong (Vice Presidente Executivo / Federação de Sindicatos de Huangshi); Yang Dingsheng (Vice Presidente Executivo / Federação de Sindicatos de Erzhou); Wang Junrong (Diretor do Centro de Logística / Federação Provincial de Sindicatos de Hubei).

Fonte: Intersindical Central da Classe Trabalhadora
Escrito por: Pedro Otoni

Compartilhe
Publicado por: Gustavo Mesquita

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons