Depois de fiscalizar o horário e a jornada dos bancários (as) na cidade do Guarujá, vários bancários e a diretoria do Sindicato foram até a Câmara Municipal da cidade dialogar com os vereadores sobre a Lei de abertura das unidades das 10h às 17h. Os argumentos foram que a jornada dos bancários é de 6h, Guarujá seria a única cidade do País em que as unidades fechariam às 17h, muitos serviços tem horário para ser finalizados, como o TED – transferências para outros bancos, por exemplo.
Isso geraria muitos problemas para os bancários e as pessoas não teriam como ser atendidas depois das 16h. A falta de funcionários nas agências e uma realidade imposta pelos banqueiros para lucrarem mais explorando clientes e trabalhadores.
Por entenderem a situação, na sessão do dia 13/04, com a participação dos bancários, os vereadores comprometeram-se, por unanimidade, a fazer uma emenda na Lei de abertura das agências bancárias, para reduzir o horário em uma hora. Portanto, ao invés de terminarem o atendimento às 17h (inicialmente aprovado), os bancos fecharão para o público às 16h.
A votação da emenda que regulamentará o atendimento ao público das 10h às 16h, ficou para a sessão do dia 20/04.
A diretoria do Sindicato estará acompanhando todo a movimentação na Câmara e fiscalizando a jornada de trabalho dos bancários (as), no Guarujá e em toda a região.