Se a reforma da Previdência de Bolsonaro for aprovada, o sonho de se aposentar ficará ainda mais distante
Seis em cada 10 brasileiros, ou 59%, afirmam que não estão se preparando para a hora de se aposentar. É o que aponta pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), em parceria com o Banco Central.
Sem emprego, não dá para o brasileiro pagar as contas, imagine poupar. Esse é justamente o motivo revelado pelos entrevistados que não fazem planos financeiros para a aposentadoria.
Segundo o levantamento, 36% alegam não sobrar dinheiro no orçamento e 18% atribuem a ausência de planejamento ao fato de estarem desempregados. Para outros 17%, não vale a pena guardar o pouco que sobra.
Entre os que se preparam para a aposentadoria (41%), o índice é maior entre homens (45,1%), trabalhadores entre 35 e 54 anos (43,2%) e das classes A e B (54,9%).
A pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros não se preparam para a aposentadoria. E, se a reforma da Previdência de Bolsonaro for aprovada, o sonho de se aposentar ficará ainda mais distante. Além de dificultar em termos de tempo de serviço e contribuição, a proposta cria o regime de capitalização, em que o cidadão faz uma espécie de poupança privada.
Leia Também: Reforma da Previdência é ainda mais cruel com as mulheres
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia
Escrito por: Imprensa SEEB Bahia