O Sindicato dos Bancários de Santos e Região promoveu dias 16 e 17/01 o curso de Gênero com o objetivo de esclarecer a discriminação contra as mulheres, a luta pelos direitos, os comportamentos que a sociedade espera da mulher, entre outros conceitos que ajudam a entender melhor como funciona esse sistema capitalista de exclusão, principalmente das mulheres e da população mais pobre.
Como exemplos foram citados a jornada tripla das mulheres que são responsáveis por cuidar de seus lares, filhos e, ainda , trabalharem para sustentá-los, ou mesmo a dupla para àquelas que não têm filhos.
A desvalorização das mulheres no mercado de trabalho, que na maioria das vezes têm seus valores diminuídos para dar lugar a um homem nos cargos de chefia foi outro tema bastante debatido.
Os bancos são exemplos disso, pois o gênero feminino é maioria entre os bancários, mas é minoria entre os altos escalões das entidades financeiras.
O curso é um dos muitos que serão promovidos durante todo o ano para a categoria, junto com o Cine Bancário, que apresentará filmes de cunho político/social visando à cultura e estimular a crítica. Participaram diretores(as), bancários(as) e convidados(as).