Funcionários do Itaú participaram de palestra sobre o Plano de Aposentadoria Complementar (PAC), dia 11/01/2010, no Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
Os três perfis do PAC atual apresentam problemas, a começar pela ausência do benefício de pensão. Esses planos também têm diferentes formas de correção anual do benefício a ser recebido, sendo que o PAC 3 (para os que entraram no Itaú de 1980 até 2002) é o mais prejudicado pois é corrigido pela TR. Além disso, desde a reforma da Previdência Social que instituiu o Fator Previdenciário, o Itaú adotou um redutor do benefício, aplicando o fator W e a UP (Unidade Previdenciária) que ano a ano diminui o valor a ser recebido como complemento, levando a um aumento grande de benefícios ?zerados?.
No Novo PAC, além da individualização das reservas, o participante terá direito a verter contribuições para o fundo para aumentar seu complemento e o Itaú, além das contribuições advindas do PAC atual, aportará mais 1% da folha de pagamento total dos que aderirem, distribuídos por faixa salarial. Fica instituído também o direito de pensão em caso de morte do participante.
Uma outra modificação é a possibilidade de antecipar a aposentadoria aos 50 anos. ? Isto não é vantajoso, na medida em que se perdem as contribuições que seriam feitas pelo Itaú entre os 50 e 55 anos e a rentabilidade correspondente, além de consumir as reservas constituídas mais cedo?, explica Walmir Gomes, diretor do Sindicato e funcionário do Itaú.
Outras vantagens do Novo PAC estão em escolher o perfil mais adequado de investimentos e acompanhar suas reservas, além das diferentes formas de recebimento do benefício e do direito de portabilidade.
Mais um dado importante é que a adesão ao novo plano é opcional, podendo o participante escolher se ficará no seu plano atual ou se fará adesão ao novo plano. Para isso será possível simular os valores no site da Fundação Itaubanco e optar por aquilo que considerar mais vantajoso.
Até março ? O prazo para adesão ao Novo PAC vai até março deste ano. Walmir Gomes insiste para que não se faça a adesão precipitadamente. ?Estudar se é melhor o plano atual ou o novo deve ser feito com muito cuidado, pois é o futuro que está em jogo, sempre considerando as necessidades e preocupações de cada participante?, ressalta Walmir Gomes.
Nova Palestra em fevereiro
Em nossa região, cerca de 200 funcionários do Itaú são participantes do PAC. Porém devido ao grande fluxo de clientes nesta época, a maioria não pode comparecer a palestra de esclarecimentos sobre o Plano. Por isso, o Sindicato irá agendar uma nova data em fevereiro para nova palestra sobre o PAC.