fbpx
Início Notícias Caixa Econômica Federal Movimento sindical cobra apuração de denúncias contra diretor da Funcef
Caixa Econômica Federal

Movimento sindical cobra apuração de denúncias contra diretor da Funcef

30 de julho de 2018

Já existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que trata sobre o combate ao assédio moral

Diante das denúncias veiculadas na última quinta-feira,26, no jornal Valor Econômico sobre assédio moral e coerção de funcionários nas eleições da Funcef envolvendo um diretor da Fundação, o movimento sindical, que já vem denunciando e pedindo soluções contra o assédio no terceiro maior fundo de pensão do país desde 2015, protocolou ofício endereçado ao presidente do Conselho Deliberativo, Joaquim Lima de Oliveira, pedindo apurações das denúncias.

 

Dessa vez, o assédio ocorreu com uma funcionária que prestava serviços para a Fundação havia 9 anos, sem nunca ter recebido uma advertência, nem qualquer outra anormalidade no dia a dia de trabalho. Ela afirmou que o trabalho transcorreu, nos primeiros cinco anos, numa total normalidade. Ela atuou durante esse período nas funções de Assistente Técnica, Analista Jr, Pleno e Sênior. Afirma que sua realidade mudou a partir de 2014, logo após a mudança dos responsáveis pela área que que trabalhava, em decorrência do processo eleitoral que culminou com a posse dos integrantes da chapa Controle e Resultado.

 

No ofício, o movimento sindical relembra que esse caso e outros relatados aconteceram e continuam acontecendo mesmo depois da Funcef assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no qual se compromete a “não permitir, não tolerar e não submeter seus empregados a situações que evidenciam assédio moral”. A assinatura do TAC é o reconhecimento de culpa da Funcef. Pelo jeito, não está sendo cumprida.

 

Ainda no ofício, é pedido que a Funcef promova uma apuração rigorosa e transparente a respeito das acusações de assédio moral, que ao que tudo indica está adoecendo os empregados e certamente trará prejuízos irremediáveis tanto para a saúde das vítimas, como para a vida financeira da própria Funcef que terá que arcar com as indenizações.

 

O movimento sindical está preparando denúncia ao Ministério Público do Trabalho e encaminhará ao Conselho Deliberativo da Funcef documento exigindo providências de apuração e implementação de uma política definitiva de combate ao assédio contra os trabalhadores do fundo de pensão.

 

O que é assédio moral?

 

Fonte: Com informações da Fenae

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco