É vedada, ao gestor, a cobrança de cumprimento de resultados por mensagens, no telefone particular do empregado
Muitos gestores do Santander na Baixada Santista (superintendentes, gerentes gerais, assessores e outros) estão cobrando metas enviando mensagens (principalmente por whatsapp) aos seus subordinados dia e noite, inclusive aos finais de semana, infernizando e atrapalhando a vida dos funcionários.
Isto é ilegal, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2017/2018, assinada entre o movimento sindical e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região está fiscalizando e coletando as denúncias, que não são poucas, para enquadrar os responsáveis e denunciá-los na justiça. Assim como paralisar as unidades em que ocorram este tipo de assédio.
Preencha a pesquisa Bancári@s da Baixada Santista (leva no máximo 3 minutos)
“Nunca toleramos esse tipo de prática e vamos pra cima de determinados gestores que insistem em descumprir a Convenção cobrando resultados dia e noite, de segunda a domingo”, diz Fabiano Couto, secretário de Comunicação do Sindicato e funcionário do banco.
Veja o que diz a Cláusula 37 assinada pela Fenaban:
CLÁUSULA 37
MONITORAMENTO DE RESULTADOS
No monitoramento de resultados, os bancos não exporão, publicamente, o ranking individual de seus empregados.
Parágrafo Único
É vedada, ao gestor, a cobrança de cumprimento de resultados por mensagens, no telefone particular do empregado.
É importante que os bancários importunados por essa prática guardem as mensagens, salvem imagens (façam prints) e denunciem para o Sindicato. As denúncias podem ser feitas para os diretores, por meio do fale conosco do site www.santosbancarios.com.br, pela página facebook.com/santosbancarios ou pelo whatsapp do sindicato.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região
Escrito por: Gustavo Mesquita