fbpx
Início Bancários de Santos e região entram em greve por tempo indeterminado

Bancários de Santos e região entram em greve por tempo indeterminado

24 de setembro de 2009

Os bancários de Santos e região iniciaram a greve, neste dia 24 ? quinta-feira, em todas as agências da Baixada Santista, que inclui as cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Guarujá, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. O movimento é de 70% de adesão. Os bancários estão utilizando cartazes, carro de som, adesivos e bandeiras. O movimento foi decidido em assembléia, dia 23.

Os bancários reivindicam 10% de reajuste, os banqueiros oferecem 4,5%, além de rebaixar, em comparação ao ano passado, a proposta de PLR e dizerem não para todas as outras reivindicações de emprego, saúde, cesta-alimentação, vale educação e muitas outras.

Maioria das categorias tiveram aumento acima da inflação

Enquanto os bancários lutam contra a intransigência e enrolação dos banqueiros para obter um reajuste justo, já que os bancos foram os que mais lucraram com a crise, 83% das outras categorias que tiveram a data-base em 1º de agosto, já tiveram aumento acima da inflação, mesmo sem o mesmo lucro abocanhado pelas instituições financeiras. Os funcionários dos Correios tiveram proposta de 9% e mesmo assim optaram pelo dissídio na justiça, pois pediram 41% de aumento devido a defasagem durante as últimas décadas.

Os metalúrgicos que sofreram muito mais com a crise, quando milhares foram desempregados como no caso da Embraer, da Usiminas e em várias outras empresas pelo país afora conseguiram reajustes maiores do que a inflação. Como os de São José dos Campos e São Caetano, por exemplo, que não aceitaram o índice de 6,53% (mesmo sendo 2% acima da inflação) e depois da greve obtiveram 8,3% + abono de R$ 1.950,00. Já os de Campinas, ligados a Intersindical, depois de rejeitarem 6,53%, aceitaram um reajuste de 10% (5,32% acima da inflação) proposto, depois da pressão, pelo sindicato das montadoras – Sinfavea.
É bom esclarecer que o índice de inflação da categoria metalúrgica é medido pelo INPC, que é maior que o medido pelo ICV adotado pela Fenaban.
?Portanto a categoria vai exigir 10% de reajuste e uma PLR maior, pois os banqueiros brasileiros estão por cima no ranking mundial de bancos com maior lucratividade?, diz Ricardo Saraiva Big, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Banqueiros se reúnem secretamente com PM de São Paulo

No último dia 11/09, os banqueiros reuniram-se com a Polícia Militar para organizar esquemas de repressão contra uma possível greve dos bancários. ?Isto é contra a Constituição Federal, portanto fora da Lei. A PM não é paga pelos contribuintes para ser segurança particular de banqueiro. Já estamos denunciando para o Ministério Público do Trabalho?, afirma Ricardo Saraiva Big, Presidente do Sindicato.

Magistrados e juízes confirmam que isto é contra a Lei e a greve é constitucional. ?A greve é o principal mecanismo do trabalhador de enfrentamento da força empresarial. Exercício justo e legítimo?, disse Omar Afif, procurador-geral do Trabalho. Para Flavio Landi, da Anamatra (Associação Nacional do Magistrados do Trabalho), ?mesmo o piquete, enquanto for pacífico está protegido pela Constituição, que estabelece que a ordem econômica está adstrita à valorização do trabalho?.

Os banqueiros apostam na repressão, conforme evidencia essa reunião com a PM e os interditos. A Febraban solicitou apoio da PM para o cumprimento dos interditos proibitórios, que visam coibir as manifestações do Sindicato nas agências e concentrações bancárias. ?A PM deve ser mantida a serviço da população, dos trabalhadores, e não na defesa de interesses privados?, conclui Big.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco