A transmissão da Gripe Suína ou Influenza se dá através de superfícies contaminadas, ou seja, alguém contaminado espirra na mão e não lava. Essa pessoa cumprimenta uma segunda pessoa, ou então, esta segunda pessoa toca com a mão em superfície contaminada como balcão, teclado, maçaneta ou outros. Depois do contato, esfrega os olhos a boca. Contaminação na certa. Afinal, o vírus sobrevive 10h fora de um hospedeiro.
Por lidar com o público, uma das categorias que mais está sujeita a ser contaminada é a bancária. Isso acontece por ser um ambiente fechado, quase hermeticamente, com trânsito de muitas pessoas provenientes de diferentes lugares e com contato direto entre elas ou através do dinheiro e documentos que são manuseados o tempo inteiro. Por isso, é muito importante lavar as mãos freqüentemente. Por outro lado não é preciso pânico, pois esta gripe curada desde o início não mata.
Os bancos, por sua vez, devem disponibilizar álcool gel e supervisão médica imediata aos infectados por qualquer tipo de gripe.
Para se informar sobre a nova gripe Suína ou Influenza A (H1N1), entre no site: www.saude.gov.br