Bancários e diretoria do Sindicato protestam na agência José Menino/Santos, contra demissão, adoecimento e fechamento de unidades
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região promove manifestação com cartazes e cartas abertas na agência (1604) do Itaú/José Menino (Av. Pres. Wilson, 82), em Santos, das 9h às 12h, desta quarta-feira (03/12). O protesto visa denunciar aos clientes o fechamento de unidades e as demissões que atingem a todos sejam usuários e funcionários.
O cliente tem de se deslocar mais para encontrar uma agência, que já estará superlotada, com filas enormes porque os bancários estão sobrecarregados. O acúmulo de funções vem adoecendo os bancários e demissões em massa aterrorizando o ambiente de trabalho, no maior banco da América Latina.
Números comprovam
Só nos primeiros nove meses deste ano, o Itaú lucrou R$ 34,5 bilhões. No entanto, foram mais de 1.000 demissões e centenas de agências encerradas. Somente em nossa região, na Baixada Santista, foram 13 unidades, nos últimos cinco anos!
Fecha agências com milhares de demissões, no Brasil
São centenas de agências fechadas com milhares de desempregados, em todo o Brasil, especialmente em pequenas e médias cidades como Santos. Quem sofre são os idosos e a população que depende do atendimento presencial.
Metas e adoecimento
“Os colegas estão sendo massacrados por metas, tensos com ameaças de demissão, muitos são demitidos e os restantes estão adoecendo numa gestão desumana, que busca o lucro com o suor e a vida dos bancários. É hora de associar-se ao nosso sindicato, na defesa dos direitos, salários e a humanização do local de trabalho”, destaca Elcio Quinta, trabalhador do Itaú e presidente do Sindicato.
1 mil foram dispensados em setembro
Cerca de 1 mil funcionários que trabalhavam em home office foram demitidos, pelo Itaú, em setembro deste ano, depois de vigilância abusiva por IA. Os trabalhadores estavam sendo monitorados há mais de seis meses.
“As dispensas foram abusivas, sem nenhum respeito aos funcionários, sem direito a defesa, sem explicação plausível e, pior, para lucrar ainda mais. As ferramentas tecnológicas invadem sua intimidade”, finaliza Élcio Quinta.
Leia, sindicatos apresentam propostas sobre monitoramento
O Itaú coloca o lucro acima do compromisso social com o país!