Por causa de uma falha interna do sistema do Itaú, bancários e bancárias que se opuseram à contribuição assistencial para a Campanha Salarial 2016 tiveram os valores debitados indevidamente pelo banco. Após cobrança da diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, o Itaú disse que devolverá o dinheiro dia 20 de dezembro.
O desconto assistencial foi aprovado em assembleia da categoria no dia 6/10. Último dia da greve. O desconto é uma contribuição necessária para fortalecer a luta dos bancários e bancárias por maiores salários, benefícios, cobrir as despesas da participação da categoria na organização da Campanha Salarial e seus gastos específicos, que todo ano são muito altos.
Porém, para quem preferiu não contribuir, era necessário entregar carta no Sindicato documentando sua oposição entre os dias 18 e 27 de outubro. Posteriormente as cartas foram encaminhadas aos bancos.
Inconsistência do Itaú
Após alguns bancários procurarem o Sindicato, para avisar que foram descontados depois da entrega da carta, os dirigentes sindicais cobraram explicações do Itaú. Por email, a gerência de Relações Sindicais informou que foi feito um levantamento e “por uma inconsistência sistêmica as oposições não foram processadas”. O dinheiro deve ser devolvido dia 20/12.
Qualquer problema em bancos da Baixada Santista deve ser denunciado para os diretores do Sindicato, por meio do “fale conosco” do site www.santosbancarios.com.br, pelo facebook ou o whatsapp do Sindicato.
Fonte: Imprensa Seeb Santos e Região