fbpx
Início O povo foi quem pagou a fusão Itaú x Unibanco

O povo foi quem pagou a fusão Itaú x Unibanco

24 de setembro de 2008

No meio empresarial e entre as operadoras de câmbio, a notícia da fusão do Itaú-Unibanco já era esperada, pois desde setembro havia rumores de que operações financeiras do FED (Banco Central dos EUA), realizadas pelo governo Bush, por pura pressa e ?incompetência?, não tinham avaliado devidamente as muitas implicações internacionais das medidas. A notícia foi divulgada pelos jornais Agora e Folha de São Paulo informando que Henrique Meirelles tinha ido as pressas para Nova York, devido à falência da AIG, maior seguradora dos USA e que o Governo Norte-Americano a tinha estatizado.

Como resultado, o Banco Central emprestou a fundo perdido dinheiro ao ITAÚ, que não precisava, e forçou ao BNDES a também emprestar dinheiro à ‘taxas simbólicas’ ao ITAÚ, para o mesmo fim. Portanto, quem pagou pelo novo PROER foi o povo brasileiro, que passa a ser dono do Itaúnibanco, enquanto os ‘títulos podres’ do AIG ficaram nos cofres do Banco Central.

O PROER foi responsável pela doação de milhões de dólares aos bancos privados Marka/Fonte/Cindam, do banqueiro, agora preso, Salvatore Cacciolla.

Para agravar ainda mais a crise financeira, duas mega-empresas de varejo estão preste a pedir concordata, diante da variação do câmbio e da retração do mercado consumidor, mais cauteloso e descapitalizado. As Lojas Insinuante e as Casas Bahia podem encerrar suas atividades e deixar mais de 25 mil trabalhadores desempregados, além de rolar as dividas com os fornecedores, provocando uma outra onda de choque interna, com conseqüências imprevisíveis.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco