fbpx
Início Notícias Santander Santander: Assinalar o ponto garante direitos trabalhistas
Santander

Santander: Assinalar o ponto garante direitos trabalhistas

15 de agosto de 2016

Medida cabe, inclusive, para quem for abrir conta universitária do Santander fora de seu local de trabalho.

Os funcionários deslocados para abrir a chamada conta universitária do Santander nas dependências das faculdades não devem, em hipótese alguma, deixar de assinalar a jornada no ponto eletrônico. O procedimento é essencial para comprovar se houve extrapolação de jornada, acarretando pagamento de horas extras e até de adicional noturno (quando a tarefa for além das 22h).

Existem denúncias de que há gestores orientando funcionários de forma errada. Ou seja, de que não necessitam marcar o ponto eletrônico nessas situações. Isso é irregular. Esse mecanismo é o único comprovante de que a pessoa trabalhou. E se extrapola a jornada, a hora extra paga também tem reflexos em direitos trabalhistas como férias, 13º salário, FGTS e também no recolhimento feito à Previdência Social. Além disso, também serve de amparo legal caso a pessoa sofra acidente de trabalho fora de sua unidade.

O movimento sindical entrou em contato com a direção do Santander que confirmou que o ponto eletrônico deve ser assinalado corretamente. Assim, a pessoa passa o crachá em seu local de trabalho normalmente no início da jornada, e o término deve ser assinalado em relatório, no sistema, no dia seguinte. Caso o funcionário esteja sendo pressionado a agir de forma diferente, tem de denunciar.

As denúncias devem ser feitas por meio do nosso Fale Conosco. O sigilo é absoluto.

Fonte: Com informações SEEB SP

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco