A maioria dos bancários de bancos privados do país aprovou a proposta Fenaban, 69% dos funcionários do BB aprovaram o ACT específico. Portanto, assinaremos os acordos Fenaban e BB na terça-feira (10/09). Na Caixa rejeitaram nacionalmente, estamos aguardando orientação do Comando Nacional
Em sua grande maioria os trabalhadores de bancos privados e 69% dos funcionários do Banco do Brasil aprovaram, em assembleias na última semana, a proposta da Fenaban para renovação da CCT e a proposta do BB para renovação do ACT específico. Com isso, os dois acordos serão assinados amanhã – terça-feira 10, e o reajuste bancários 2024 será retroativo a 1º de setembro (data base da categoria).
O Banco do Brasil paga a PLR dos funcionários três dias após a assinatura do ACT, dia 13/09. E a PLR da CCT (Fenaban) será paga em setembro, como acordado durante as negociações da Campanha dos Bancários 2024.
Votação segue a maioria do país
Os bancários da base do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, em assembleia dia 04/09, rejeitaram todas as propostas, porém seguirão a maioria das votações. Por isso, vão assinar também dia 10, amanhã terça-feira, juntamente com a maioria nacional, os acordos Fenaban e BB específico.
Maioria na Caixa rejeita
Os empregados da Caixa, na maioria, do país rejeitaram o acordo proposto pelo banco público. O Comando Nacional dos Bancários enviou comunicado para o banco na sexta-feira 6, informando o resultado das assembleias e solicitando a reabertura das negociações, bem como a garantia da manutenção do ACT Caixa e da CCT da categoria, que venceram em 31 de agosto.
O Sindicato dos Bancários de Santos e Região está aguardando as orientações do Comando Nacional para realização de ASSEMBLEIA PRESENCIAL Caixa. Fique ligado nas redes sociais e site do Sindicato.
Os índices de reajuste
Na atual proposta válida por dois anos, o reajuste para este ano de 2024 será de 4,64% sendo 0,7% acima da inflação, repercutindo em todas as verbas remuneratórias, incluindo os tíquetes alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano. Para 2025, o aumento além da inflação será de 0,6%, para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.
Os sindicatos conquistaram a antecipação da 13ª cesta alimentação para outubro e a da PLR ainda para este mês de setembro.
O ganho acima da inflação de 2024/25 será de pelo menos 1,31%, podendo ficar acima disso dependendo do comportamento do INPC.
A Categoria amplia de 119 para 129 cláusulas na CCT, sendo que 116 nos garantem direitos acima da lei.
Os bancos queriam um índice abaixo da inflação, o que representaria perdas enormes para a categoria. E o pior, a Fenaban defendia ainda restringir a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) apenas para os trabalhadores dos cinco maiores bancos, o que evidentemente não foi aceito na mesa de negociação.