Matéria atualizada em 14/07/15 – 10h10
Os cinco mil bancários que aderiram ao Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI) do Banco do Brasil (BB) irão fazer muita falta. Por isso, a diretoria do Sindicato pressiona o banco para que inicie a convocação de concursados para evitar que, com a saída dos que serão aposentados, as condições de trabalho se deteriorem de vez. “Os funcionários já estavam sobrecarregados pela falta de pessoal sem a implantação do PAI. Com a saída dos aposentados é preciso que a direção do BB contrate com urgência milhares de trabalhadores para suprir os que estão saindo e os que já estavam faltando”, ressalta Eneida Koury, Secretária Geral do Sindicato e funcionária do BB.
Além disso, a cláusula 39ª do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) – conquistada na Campanha Salarial 2014 – estipula a contratação pelo banco público de dois mil funcionários, sendo que mil ocorreram no ano passado e o restante tem de ser feita até dezembro deste ano. “Portanto, reivindicamos reposição de todas as saídas pelo PAI e o ingresso de mais mil pessoas conforme consta em acordo”, diz Marcia Peres, diretora do Sindicato e funcionária do BB.
Exigimos Justiça no comissionamento
Conforme os bancários forem sendo aposentados, a tendência é que abram vagas em cargos comissionados. “O Sindicato está atento ao processo de seleção para as vagas e exige uma convocação sem injustiças com os funcionários”, finaliza Eneida.
Fonte: Comunicação dos Bancários de Santos e Região
Escrito por: Gustavo Mesquita