Uma delegação do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, convidada por dirigentes sindicais da Associação dos Funcionários Públicos do Conselho Nacional do Jardim de Infância do Chile (Aprojunji), participa do I Curso de Formação de Política Sindical, realizado entre os dias 17 a 19 de novembro de 2014, pela 1ª Escola Sindical Internacional, na Região dos Lagos, cidade de Frutillar, na Patagônia, no Chile.
A Escola Sindical Internacional é a 1ª no Chile e foi fundada depois das dirigentes sindicais do Chile participarem do Curso de Atualização Política para a Ação Sindical da Federação Sindical Mundial (FSM), realizado em Havana/ Cuba, de 21/04 a 02/05 de 2014, onde tiveram a oportunidade de travar conhecimento com 95 dirigentes sindicais de 14 países participantes (entre eles dirigentes da Intersindical e diretores do Sindicato dos Bancários de Santos e Região).
Os dirigentes sindicais chilenos ressaltaram a importância da participação de dirigentes de outros países para tornar a luta dos trabalhadores internacional. Para o curso no Chile, foram convidados dirigentes do Brasil e Nicarágua.
Jéssica Fuentes disse que o curso é para formar dirigentes sindicais que lutem por uma sociedade justa, digna e igualitária. Além disso, ressaltou a importância da luta por mais direitos trabalhistas no mundo e no Chile.
Palestras
Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e Secretário de Relações Internacionais da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, Ricardo Saraiva Big, fará uma palestra explicando o processo de terceirização do trabalho que os governos municipais, estaduais e federal; parlamentares do Congresso Nacional ligados aos empresários, ruralistas e banqueiros; e o próprio Superior Tribunal Federal querem impor para os trabalhadores brasileiros.
Uma terceirização que amplia a jornada de trabalho, diminui salários, aumenta os acidentes de trabalho, provoca a demissão em massa, enfim, precariza as condições de trabalho e extingue as leis trabalhistas conquistadas com muita luta e até morte de trabalhadores. No primeiro dia do curso, Big fez uma exposição sobre a História do Sindicalismo no Brasil
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região