O Sindicato dos Bancários de Santos e Região, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), organiza seminário sobre assédio moral no próximo dia 2/9, das 8h às 12h, com o professor e pesquisador José Roberto Montes Heloani. A atividade, chamada III Jornada em Saúde do Trabalhador Sofrimento Moral e Trabalho: Estratégias de gestão, medo e violência praticadas em ambiente laboral, será na sede do Sindicato, que fica na Avenida Washington Luiz, 140, Encruzilhada, em Santos.
Heloani atua na área de Gestão, Saúde e Subjetividade, além de ter experiência em psicologia, saúde e psicodinâmica do trabalho. O professor afirma que, embora o modelo de organização pregue o trabalho coletivo, as avaliações são individuais, colocando os trabalhadores em uma situação de guerra constante, sendo um modelo indutor de competição e agressão. A partir deste contexto de pressões, vínculos precários, insegurança e desemprego, adoecimento, demissões e discriminações crescentes ocorre o assédio moral e este funciona para modelar o coletivo ao silêncio, à sujeição e à submissão.
Após a palestra, o seminário contará com rodas de conversas entre os participantes da atividade. Elas serão mediadas por estudantes da Unifesp.
“Nos últimos 10 anos, entre nossas principais lutas estão o combate ao assédio no ambiente de trabalho, por conta da imposição de metas e a garantia de melhores condições de trabalho. Assédio moral é crime e causa o adoecimento de milhares de pessoas. Entre os bancários, as doenças mentais já superam os casos de LER”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Ricardo Saraiva Big.
As inscrições para a atividade podem ser feitas no sindicato. Outras informações pelo telefone 3221-7381.
Leia também:
30% das denúncias de assédio moral são contra bancos, afirma MPT
Cartilha ajuda no combate ao assédio moral contra bancários
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região