Prejuízo causado pela terceirização é um dos temas abordados no encontro
O Sindicato dos Bancários de Santos e Região e a Intersindical, Central da Classe trabalhadora, participam do II Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio-Ambiente, Direito e Saúde: acidentes, adoecimentos e sofrimentos, em São Paulo. A atividade termina nesta sexta-feira (22) e tem foco na saúde do trabalhador e nos danos causados pela terceirização, explica Márcia Peres, diretora do sindicato e funcionária do Banco do Brasil.
Segundo a organização do evento, o objetivo do congresso é “reunir pessoas de múltiplas inserções profissionais e sociais para discutir temas referentes ao mundo do trabalho e impactos sobre a saúde e meio ambiente, bem como possibilidades de atuação em diferentes frentes”.
Márcia destacou os debates sobre os males que a precarização das condições de trabalho, por meio da terceirização, trazem para a classe trabalhadora. O meio ambiente também é uma vítima da ganância sem fim dos empresários, que é afetado por meio da poluição e destruição de áreas verdes. “Há populações ribeirinhas que já perderam o acesso à água potável e outros meios de sobrevivência”, comentou Márcia.
A diretora do sindicato ressaltou que é necessário um grande trabalho de conscientização das pessoas, já que muita gente é iludida pelas práticas do capital. “Temos que conhecer tudo o que se refere à precarização para saber como intervir contra a terceirização e alertar a população. O capital usa palavras bonitas, como colaborador, mas só quer prejudicar a classe trabalhadora em nome do lucro”.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região