O Sindicato dos Bancários de Santos e Região e a Intersindical, Central da Classe Trabalhadora, participaram nesta quinta-feira (29) da palestra "Histórico e Ações da Fundacentro na Baixada Santista". Ela foi ministrada por Francisco Kulcsar, técnico da Coordenadoria de Higiene no Trabalho da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). A atividade reforça a parceria entre o movimento sindical na Baixada Santista e a Fundacentro, além de ampliar a luta pelo retorno de uma unidade da Fundação na região.
A Fundacentro atua na produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde da classe trabalhadora. Durante a palestra, o pesquisador mostrou a atuação da Fundação e de seus técnicos ao longo dos quase 50 anos de existência da instituição.
“A saúde do trabalhador vem sendo precarizada junto com a piora das condições de trabalho e redução de direitos. Um dos instrumentos usados pelo capitalismo, para garantir cada vez mais lucros, é exaurir a força de trabalho e depois substitui-la. Combater esse tipo de prática é uma de nossas lutas”, afirma a secretária geral do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Eneida Koury.
A comissão que atua pela volta da Fundação para a Baixada realizará outras formações ao longo do ano e a próxima será no Sindicato dos Bancários, dia 11 de junho com o tema CIPA. No mês passado, o ciclo de palestras foi aberto pela médica e pesquisadora Maria Maeno, que falou sobre Desenvolvimento econômico e a saúde do trabalhador.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região