A agência do Banco do Brasil (BB) que fica na Rua Dom Pedro II, no Centro de Santos, está paralisada na manhã desta sexta-feira (14/2). A falta de condições de trabalho é o motivo do fechamento do banco pelos trabalhadores e Sindicato dos Bancários de Santos e Região. O mesmo problema já tinha provocado a paralisação do BB da Dom Pedro na quarta-feira (12/2), explicou a secretaria geral do Sindicato, Eneida Koury.
Descaso
O descaso dos bancos com condições dignas de trabalho fica evidente diante do número de agências paralisadas, por problemas de refrigeração, este ano na Baixada Santista. Foram 12 agências diferentes distribuídas em seis cidades da região. A média é de uma unidade fechada pelo Sindicato a cada 3,5 dias. Veja os dados:
Janeiro:
– Santos (1 agência da Caixa e 1 do Banco do Brasil)
– São Vicente (1 agência da Caixa e 1 do Banco do Brasil)
– Praia Grande (2 agências da Caixa e 1 do Santander*)
– Guarujá (1 agência da Caixa e 1 do Banco do Brasil)
Fevereiro (até 14/2):
– Itanhaém (1 agência do Banco do Brasil)
– São Vicente (1 agência do Banco do Brasil)
– Bertioga (1 agência da Caixa)
* O Santander de Praia Grande citado em janeiro foi novamente paralisado em fevereiro
Os banqueiros seguem lucrando bilhões, como apontam os primeiros balanços divulgados este ano, à custa dos trabalhadores e fazem de tudo para reduzir “gastos”. Vagas de emprego são cortadas frequentemente, as demissões não param e as metas aumentam junto com a exploração.
É um cenário onde o prejuízo sobra apenas para os trabalhadores, clientes e usuários de bancos. Por isso o Sindicato atua firmemente contra todas as formas de abuso sofridas pelos bancários.
Denúncias sobre problemas em agências bancárias na Baixada Santista podem ser feitas para os diretores do sindicato ou por meio do fale conosco do site www.santosbancarios.com.br .
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região