Os bancários e a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisaram o atendimento em várias agências bancárias na região por falta de manutenção no sistema de refrigeração, que gera más condições de trabalho. Por exemplo, no Santander de Praia Grande, na Av. Costa e Silva, um bancário desmaiou por conta do forte calor dentro da unidade. É importante salientar que, desde 2012, a diretoria do Sindicato envia documento, antecipadamente ao verão, solicitando manutenção nos sistemas de refrigeração das unidades bancárias a todos os bancos que atuam na Baixada Santista.
“Vamos continuar monitorando, fazendo contatos com os responsáveis das unidades de todos os bancos, que não fizeram a manutenção necessária nos aparelhos e paralisando quando não obtivermos resposta. Até que as condições de trabalho sejam restabelecidas com refrigeração adequada para quem precisa trabalhar e ser atendido”, avisa Ricardo Saraiva Big, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
A diretoria vem sendo acionada e, desde do dia 02 de janeiro, 25 unidades de vários bancos foram vistoriadas, com paralisações de algumas em estado crítico. Os bancos com maior incidência de denúncias são Santander, Itaú, BB e Caixa Econômica Federal.
Caixa
Também, dia 06/01/2014, foi realizada uma reunião com o superintendente regional da Caixa para resolver o problema da unidade do Shopping Litoral Plaza (Praia Grande). O
dirigente sindical Sérgio Cabeça, empregado da Caixa, foi até São Paulo, dia 07, para elencar os problemas de várias outras agências do banco ao responsável pelo Gilog, Renato.
Foram paralisadas – Santos: Caixa do Centro e BB Vila Mathias; São Vicente: Caixa Jacob Emmerich e BB Presidente Wilson; Praia Grande: Caixa Litoral Plaza Shopping, Santander e Caixa Vila Tupi; Guarujá: Caixa Ilha de Santo Amaro Guarujá e BB Pitangueiras.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região