De acordo com, um estudo de 2011, do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), quem trabalha em firmas terceirizadas recebe salário 27% menor que o contratado direto; Tem jornada semanal de 3 horas a mais; Permanece 2,6 anos a menos no emprego do que um trabalhador contratado diretamente; A rotatividade é maior – 44,9% entre os terceirizados, contra 22% dos diretamente contratados; A cada 10 acidentes de trabalho, oito acontecem entre os trabalhadores terceirizados.
Terceirização aniquila literalmente o trabalhador
Ainda segundo o Dieese, o número de óbitos no local de ofício é cinco vezes maior do que entre os contratados diretos, nos setores petrolífero e elétrico.
Intersindical puxa paralisações
A Intersindical participou de todas as passeatas, mobilizações e paralisações desde o início em junho de 2013. Como aconteceu em 11 de julho na 1ª paralisação da Baixada Santista, os militantes da Intersindical foram decisivos na paralisação do Dia 30 de agosto. Não se intimidaram com a pressão da polícia militar e seguraram a paralisação das 5h às 10h na entrada de Santos e na Divisa Santos/S.Vicente, para não enfraquecer o movimento, mesmo contrariando parte dos sindicalistas de outras centrais que se retiraram uma hora antes.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região