Na véspera da negociação sobre plano de funções entre o movimento sindical e representantes do Banco do Brasil, que acontece hoje, às 10h, em Brasília, o banco divulgou um “boletim pessoal” a fim de mostrar que o Novo Plano de Funções é modelo ‘exemplar’ e que os trabalhadores são a favor, além de ressaltar que “não há qualquer negociação em curso sobre o Plano de Funções”.
O BB não conhece os seus próprios trabalhadores, pois os sindicatos recebem diariamente muitas reclamações sobre esse novo plano. Nem o movimento sindical, nem os trabalhadores foram consultados sobre a implantação do plano.
Há dois meses, o banco implantou o Plano de Funções, elaborado de maneira unilateral, e que muito prejudica os bancários, pois altera drasticamente a carreira do funcionalismo e traz prejuízos para o conjunto dos trabalhadores porque, além de reduzir os salários nas funções convertidas para a jornada legal de 6 horas, diminui a verba de gratificação de todas as funções, sejam elas de “confiança” ou “gratificadas”, segundo a empresa.
Os trabalhadores esperam correção de rumos neste plano, e querem ser ouvidos nesta questão e em todas as que definem as vidas dos bancários.
Fonte: Fetec