De acordo com informações divulgadas recentemente, começa a ser implantado no mês de abril o login único para acesso aos sistemas corporativos da Caixa. O novo mecanismo de trabalho consta no Acordo aditivo 2012/2013 e será implementado inicialmente nos edifícios Matriz I e II, na Filial e nas superintendências regionais.
Apesar de ser uma conquista dos trabalhadores, a forma como o login está sendo implementado não atende às expectativas dos empregados da Caixa e tem gerado críticas. A nova tecnologia permite que o trabalhador logue em apenas uma máquina por vez, contudo, a medida não é suficiente para reduzir as fraudes no controle da jornada.
O login único, como está sendo implantado, não soluciona os problemas de fraude no controle da jornada. Na verdade, ele apenas ‘derruba’ o terminal, deixando logado o sistema. Isso quer dizer que o empregado abre um terminal, loga num sistema corporativo qualquer, como o Siapi, e dá o comando para executar uma tarefa. Depois, loga em outro terminal, dá outro comando, faz a consulta, executa a tarefa e assim sucessivamente.
É necessário criar um mecanismo que fiscalize efetivamente o cumprimento da jornada. O correto é que, depois de bater o ponto, o bancário não acesse nenhum tipo de sistema, nem o terminal e nem os sistemas corporativos. Não podemos continuar aceitando os problemas de descumprimento de jornada na Caixa.
Fonte: SEEB Espírito Santo