fbpx
Início Notícias Santander Sindicatos espanhois fecham acordo com Santander sobre fusão do Banesto
Santander

Sindicatos espanhois fecham acordo com Santander sobre fusão do Banesto

16 de janeiro de 2013

As entidades sindicais espanholas (CC.OO, UGT, FITC e SEB) assinaram nesta terça-feira (15) com o Santander e o Banco Espanhol de Crédito (Banesto) um acordo com validade de três anos que garante a continuidade das relações trabalhistas dos empregados. O instrumento que contém 12 cláusulas foi firmado após três rodadas de negociações entre as partes e ocorre um mês depois do anúncio do processo de fusão do Banesto, no último dia 17 de dezembro.

O acordo assinado na Espanha mostra a diferença de tratamento com os trabalhadores. Lá, o Santander anunciou uma fusão, mas foi aberto um processo de diálogo com as entidades sindicais e foi construído um protocolo com compromissos de emprego e respeito aos direitos dos funcionários para evitar medidas traumáticas.

Aqui o Santander desligou 1.280 funcionários na véspera do Natal sem qualquer diálogo com o movimento sindical. A lista dos demitidos só foi entregue pelo banco graças à determinação da procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ana Cristina Tostes Ribeiro, após solicitação do movimento sindical durante audiência de mediação, em Brasília.

A Espanha é signatária da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O Brasil foi signatário por um breve período, de janeiro de 1996 a novembro de 1997, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu através do Decreto nº 2.100/96 denunciá-la, revogando a adesão do país. No dia 14 de fevereiro de 2008, foi encaminhada a Mensagem nº 59/08 à Câmara dos Deputados, que submete novamente à apreciação do Congresso Nacional o texto da Convenção.

Queremos que o Santander negocie aqui também emprego, discutindo com as entidades sindicais propostas como o fim das dispensas imotivadas e da rotatividade, mais contratações, reversão das terceirizações e melhores condições de trabalho. O Brasil contribui com 26% do lucro mundial do banco espanhol. Não aceitamos ser tratados como trabalhadores de segunda categoria. 

O Banesto é atualmente o sétimo maior banco da Espanha, com 100 bilhões de euros em ativos. Tinha 8.303 empregados no fim de setembro. O Santander comprou 90% das ações do banco em 1994 por cerca de 1,9 bilhão de euros.

Fonte: Contraf

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco