fbpx
Início Notícias Santander Mediação nesta quarta no MPT discute demissões e rotatividade no Santander
Santander

Mediação nesta quarta no MPT discute demissões e rotatividade no Santander

9 de janeiro de 2013

O Ministério Público do Trabalho (MPT) promove nesta quarta-feira (9), às 14h, nova audiência de mediação entre o movimento sindical e o Santander, em Brasília. Estará em discussão o processo de demissões em massa ocorrido na véspera do Natal e a política de rotatividade do banco espanhol. 

A primeira mediação no MPT, ocorreu no dia 12 de dezembro, que obrigou o banco a entregar uma lista de 1.280 desligamentos em dezembro em todo país. Esse número só não foi maior por causa das denúncias, dos protestos e das mobilizações das entidades sindicais, pois havia estimativas de que as dispensas chegariam até 5 mil.

A nova audiência foi convocada pela procuradora do MPT, Ana Cristina Tostes Ribeiro. Além da reintegração dos demitidos, será discutida uma política permanente de emprego no Santander, visando o fim das demissões imotivadas e da política de rotatividade, mais contratações e melhores condições de trabalho.

Na primeira audiência, o MPT requereu alguns dados mensais do Santander para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2011 e 2012 (exceto dezembro), que foram enviados para o movimento sindical. 

Pela primeira vez tivemos acesso aos números do banco, que foram analisados pelos técnicos do Dieese, comprovando a prática da rotatividade e que visa reduzir custos de pessoal para turbinar os lucros. Esta situação ocorre somente no Brasil.

Fonte: Contraf

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco