Apesar de o Bradesco e o Santander terem negado oficialmente, nesta quarta-feira, a possibilidade de compra da segunda instituição pela primeira, o banco espanhol já se ofereceu, por duas vezes este ano, para o brasileiro, mas o negócio não foi concretizado. Segundo uma fonte do mercado, no primeiro trimestre, o Santander ofereceu ao Bradesco uma participação minoritária nas ações.
Recentemente, a instituição espanhola pretendia passar suas operações no Brasil para o Bradesco, que pagaria com ações. O Santander, que está presente no Brasil e em outros oito países, ainda ajudaria na expansão do Bradesco no exterior. Essa segunda proposta não chegou a ser apresentada formalmente, mas foi discutida entre executivos dos dois bancos.
O Bradesco teria recusado as duas ofertas porque o modelo de negócio proposto não costuma ser adotado pelo banco brasileiro, que prefere ter o controle total das instituições que adquire. Além disso, a cúpula do Bradesco entende que a base de clientes do Santander é semelhante à da instituição nacional, o que não traria vantagem em caso de uma compra.
Fonte: Extra