fbpx
Início Comerciários cumprem jornada de até 70 horas semanais

Comerciários cumprem jornada de até 70 horas semanais

14 de maio de 2012

Segundo reportagem do Brasil de Fato, caixas de supermercado usavam fraldas porque não tinham autorização para usar o banheiro. Há casos em que comerciários cumprem jornada de até 70 horas semanais.

Enquanto a profissão não é regulamentada por legislação específica, os comerciários enfrentam condições precárias de trabalho. O Projeto de Lei (PL) 115, que busca dar segurança jurídica a esses profissionais, aguarda votação desde 2007. Reportagem do jornal Brasil de Fato destaca casos em que trabalhadores do setor cumprem jornada de até 70 horas semanais.
A legislação vigente recomenda uma jornada de 44 horas, sendo permitida a realização de hora extra, desde que não ultrapasse duas horas diárias. Como as empresas estabelecem metas de vendas, a regra quase sempre é desrespeitada. Os comerciários empregados em supermercados e shoppings são os mais penalizados.
A sobrecarga é outro problema comum no setor. A Confederação Nacional de Trabalhadores do Comércio (CNTC) diz ter identificado situações, em Belo Horizonte (MG), nas quais caixas de supermercado usavam fraldão porque não tinham autorização para usar o banheiro.
Em muitos estabelecimentos, os trabalhadores só podem fazer pausa para as necessidades mediante agendamento. Além do desconforto, estão sujeitos a problemas de saúde que afetam órgãos como a bexiga, o rim e o útero.
Ainda de acordo com a CNTC, a falta de fiscalização contribui para a permanência das irregularidades. Há exemplos de capitais que contam com apenas cinco agentes do Ministério do Trabalho para acompanhar até 400 mil comerciários.

Fonte: Radioagência NP

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco