Há alguns anos a Prefeitura de Santos vem sucateando o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), uma unidade do SUS de Santos que recebe verba de R$ 30.000,00 por mês do Ministério da Saúde para ser referência regional em saúde do trabalhador no SUS.
Este sucateamento vinha sendo realizado através de um espaço inadequado para a instalação da unidade e pela falta de funcionários para desenvolver as atividades e serviços do CEREST. E isso ocorria mesmo com toda a verba recebida do Ministério de Saúde, que simplesmente não era utilizada!
Em 2005, após pressão do controle social, o CEREST conseguiu uma sede própria com um espaço adequado para o desenvolvimento de suas atividades, que foi reformada com a verba recebida e passou a funcionar em 2007.
Entretanto, há alguns dias, os trabalhadores do CEREST foram surpreendidos com a informação de que o CEREST iria ser transferido para outro imóvel pois o vizinho da atual sede havia solicitado a permuta com a Prefeitura de Santos da sede do CEREST por outro imóvel de sua propriedade. O vizinho, com isso, pretende ampliar a sua clínica oftalmológica particular.
Alguns trabalhadores do CEREST passaram a se mobilizar ao descobrir que esse novo imóvel não iria trazer benefícios para o serviço público. Atualmente, a localização na Av. Conselheiro Nébias permite que os usuários tenham acesso a pé a outras unidades de saúde do SUS onde eles normalmente necessitam de tratamentos complementares aos realizados no CEREST (como exames de imagem, ortopedistas, fisioterapia, etc).
A atual localização também é privilegiada por ficar próxima de vários sindicatos de trabalhadores, que são os principais parceiros do CEREST, e que encaminham usuários para o serviço.
Com isso, ficam fortes indícios de que a Prefeitura de Santos, com essa permuta, está favorecendo um empresário da cidade, que conseguirá expandir sua clínica numa das áreas mais nobres de Santos, e está prejudicando os usuários do serviço público.
Um trabalhador do serviço que vinha tentando combater esse sucateamento do CEREST já sofreu represálias e foi transferido do serviço para outra unidade de saúde!
Convocamos os militantes do SUS, da saúde do trabalhador e os que lutam contra a utilização do serviço público para fins privados para se unirem nessa luta, e tentar reverter esse processo de sucateamento de um serviço público de saúde!
Contato:
E-mail: forumpopularsaudebs@gmail.com
Telefone: (13) 9167-7618 (Bel)
Fórum Popular de Saúde da Baixada Santista
Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo
Entenda o que é Cerest
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santos (CEREST-Santos) é uma unidade de saúde especializada em saúde do trabalhador, criada em 1990, que tem como objetivos identificar, tratar e prevenir agravos e doenças relacionadas ao trabalho.
O CEREST é um serviço do Sistema Único de Sáude (SUS) vinculado à Coordenadoria de Vigilâncias em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Santos. Foi habilitado em 2003 pelo Ministério da Saúde como referência regional para três municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (Santos, São Vicente e Praia Grande), compondo a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).
QUEM PODE SER ATENDIDO?
O CEREST atende a trabalhadores com suspeita de doença relacionada ao trabalho ou que sofram com ameaças à sua integridade física ou mental, de qualquer categoria profissional,registrados ou não,servidores públicos,autônomos,ou ainda desempregados.
Os trabalhadores podem ser encaminhados por uma unidade de saúde, procurar diretamente o serviço ou agendar atendimento por telefone. O CEREST não faz atendimento de emergência, nem exames médicos admissionais, periódicos ou demissionais.
O QUE O CEREST OFERECE?
A equipe multiprofissional do CEREST realiza ações de assistência, vigilância e educação em Saúde do Trabalhador
NO CEREST VOCÊ ENCONTRA:
·CONSULTA MÉDICA
·CONSULTA PSICOLÓGICA
·CONSULTA FONOAUDIOLÓGICA
·ORIENTAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
·ORIENTAÇÃO PREVENTIVA DE DOENÇAS E ACIDENTES
·GRUPO TERAPÊUTICO
·FISCALIZAÇÃO EM AMBIENTES DE TRABALHO
·INVESTIGAÇÃ DE ACIDENTES DE TRABALHO
·INVESTIGAÇÃO DE NEXO-CAUSAL ENTRE DOENÇAS E ATIVIDADE PROFISSIONAL
·ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DE ACIDENTES E DOENÇAS
·CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAÚDE DO TRABALHADOR
·PALESTRAS / ENCONTROS / SEMINÁRIOS E CURSOS
·PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO
Fonte: