fbpx
Início Notícias Bancos estão no topo da lista dos mais reclamados, aponta Procon-SP
Notícias

Bancos estão no topo da lista dos mais reclamados, aponta Procon-SP

22 de agosto de 2011

É cada vez maior o número de pessoas insatisfeitas com os serviços prestados pelas instituições financeiras, o que tem se refletido no aumento das queixas a órgãos de defesa do consumidor.

De acordo com reportagem do Jornal da Tarde desta sexta-feira (19), a partir de dados da Fundação Procon-SP, os bancos foram responsáveis por 27,6% do total de queixas apresentadas pelos consumidores no primeiro semestre deste ano. Do total de 91.925 registros, 25.391 foram contra cartões de crédito (12.501) e serviços bancários (12.890).

Esse desempenho conseguiu um fato inédito e vergonhoso para o setor: pela primeira vez as instituições financeiras lideram as reclamações de queixas de clientes no Procon-SP. Em segundo lugar ficaram os serviços de telefonia (22,5%, entre fixa e móvel), em terceiro vieram os móveis (9,3%), em quarto os eletrodomésticos (8,4%), entre outros. 

Segundo depoimento da supervisora da Área de Assuntos Financeiros e Habitação do Procon-SP, Renata Reis, ao Jornal da Tarde, a cobrança de tarifas, as movimentações e saques não reconhecidos pelo cliente, além de cobranças indevidas figuram entre as grandes reclamações dos consumidores.

Outra informação divulgada pela reportagem é que as queixas junto ao Banco Central em relação aos serviços das instituições financeiras também aumentaram. Quando se compara os primeiros seis meses deste ano com igual período de 2010 o aumento chega a 40%, com a média mensal saltou de 564 para 790. 

A reclamação mais comum é sobre débitos não autorizados, 20,2%; seguido por serviços não contratados, 10,1%; esclarecimentos incompletos, 9,7%; descumprimento de prazos, 9,3%; e operações não reconhecidas, 6,2%.

Fonte: c

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco