fbpx
Início Notícias FAKE NEWS: É mentira que Bolsonaro foi criador do PIX
Notícias

FAKE NEWS: É mentira que Bolsonaro foi criador do PIX

14 de setembro de 2022

A portaria do Banco Central 97.909, que instituiu o grupo de trabalho para desenvolver uma ferramenta interbancária de pagamento instantâneo, foi publicada em 3 de maio de 2018, muito antes de Bolsonaro ser eleito

A portaria diz que o GT – Pagamentos Instantâneos, cujo objetivo é contribuir para a construção de um ecossistema de pagamentos instantâneos competitivo, eficiente, seguro e inclusivo, tem seu escopo restrito a definir os requisitos fundamentais para o ecossistema de pagamentos instantâneos no Brasil e mapear as ações necessárias para ajustar o atual ambiente de pagamentos com base nos requisitos fundamentais.

O comunicado 32.927, de 21 de dezembro de 2018, informa que reunião realizada no dia anterior aprovou os requisitos fundamentais para o ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro.

Leia Também Saiba o que Bolsonaro quer esconder com os decretos de sigilo de 100 anos

O site do Banco Central do Brasil explica que o grupo de trabalho que ajudou na definição dos requisitos fundamentais para esse ecossistema encerrou seus trabalhos em 21 de dezembro de 2018.

“Cerca de 130 instituições, entre associações representativas, instituições bancárias, instituidores de arranjos de pagamento, cooperativas, entidades governamentais, infraestruturas do mercado financeiro, fintechs, marketplaces, consultorias e escritórios de advocacia participaram das discussões.”

Questionado se a portaria 97.909, de 3 de maio de 2018, e o comunicado 32.927, de 21 de dezembro de 2018, são documentos que revelam os primeiros passos para a construção do PIX, o Banco Central afirma que o Pix foi desenvolvido pelo BC ao longo de um processo evolutivo.

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) afirma que o sistema de pagamento instantâneo foi criado e implementado pelos analistas e técnicos, servidores concursados do Banco Central do Brasil.

Corrupção Bolsonaro corta Farmácia Popular em 59% para aumentar verba de orçamento secreto

Crédito: Sergio Lima / AFP
Fonte: G1 – Fato ou Fake
Escrito por: Roney Domingos

Compartilhe
Publicado por: Fabiano Couto

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons