Para parecer que é um e-mail real, eles usam a logomarca oficial do Mercado Pago e as cores da empresa. Não clique no botão “Não solicitei o empréstimo” ou em qualquer link
Mais um golpe está circulando por e-mail. Dessa vez, os criminosos enviam uma mensagem por e-mail se passando pelo Mercado Pago e informando que um empréstimo pessoal foi contratado. O suposto valor liberado estará disponível na conta em até 24 horas.
No e-mail, os golpistas colocam um valor referente ao empréstimo para chamar a atenção de quem está recebendo a mensagem. Além disso, para parecer que realmente é um e-mail real, eles usam a logomarca oficial do Mercado Pago e as cores da empresa.
No entanto, várias coisas chamam a atenção. A primeira delas é a informação do suposto dispositivo que solicitou o empréstimo que é sempre diferente dos dados da pessoa que recebe o e-mail. Essa estratégia é usada para que, ao receber o e-mail, a pessoa que está sendo enganada clique imediatamente no botão “Não solicitei o empréstimo” sem nem analisar se aquela mensagem é falsa ou não.
Outra estratégia usada para fazer com que a pessoa clique em algum link para cair no golpe é a mensagem “Altere a sua senha”. Com medo de ser algum golpe, a pessoa acaba clicando na opção de alterar a senha para tentar tornar a sua conta mais segura e acaba caindo no golpe.
Como funciona esse golpe?
Esse tipo de golpe onde o hacker usa um link de um site falso é conhecido como técnica Phising. É com esse link que os golpistas acessam as informações pessoais das vítimas. Os assuntos usados como isca são variados e um velho conhecido das pessoas é o comprovante de transferência enviado por e-mail.
No caso deste empréstimo do Mercado Pago, é possível atentar para uma coisa. O e-mail que enviou a mensagem foi o mercadolivreacessos@hotmail.com. É preciso ficar alerta, pois instituições bancárias não usam e-mail @gmail, @outlook, @hotmail, @bol, @yahoo, etc, para conversar com seus clientes.
Caso tenha uma conta digital no Mercado Pago, acesse ela pelos meios habituais e verifique se alguma movimentação foi realizada. Caso tenha acontecido algo estranho, entre em contato com a instituição financeira através dos canais oficiais que estão disponíveis no próprio site.
Para quem não tem conta no Mercado Pago, o mais correto é desconsiderar o e-mail e não clicar em nenhum link. Assim, você não estará caindo no golpe.
Como não cair nesses golpes
Para o advogado Rafael Faben, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais, é fundamental que as pessoas tomem algumas precauções para evitar ao máximo cair em golpes virtuais.
O primeiro passo é desconfiar e não clicar em qualquer link enviado em nome de órgão governamentais ou instituições financeiras. “Antes de clicar, pesquise no Google se aquela informação é realmente verdadeira ou não”, explica Faben.
De acordo com o advogado, o ideal é seguir somente as orientações repassadas pelo site ou aplicativo do seu banco. E, caso ainda tenha dúvidas sobre a veracidade do e-mail, busque informações direto com seu advogado.
Atenção! Sempre desconfie de promessas fáceis.
Crédito: Tânia Rego/Agência Brasil
Fonte: recontaai
Escrito por: Tarsila Braga