Manifestação contra a redução de funcionários e o aumento de pressão por metas impossíveis. “A mobilização em torno do sindicato é nossa arma, filie-se e lute por seu direito”, diz Élcio Quinta
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região faz manifestação contra demissões e por melhores condições de trabalho nas agências do Itaú no Brasil, principalmente na Baixada Santista, nesta quinta-feira (14), das 9h30 às 12h, em frente a agência Gonzaga, av. Ana Costa, 441, em Santos/SP.
Foram utilizados cartazes, faixas. bandeiras, som e distribuídas cartas abertas para esclarecer à população o clima de insatisfação com a redução de funcionários e o aumento de pressão por metas impossíveis. Por isso, o movimento sindical de todo o Brasil faz protesto denominado “Dia Nacional de Luta no Itaú”, hoje.
Reestruturação com demissão
O Itaú está comunicando reestruturação em departamentos, nacionalmente, com mais demissões. “Na Baixada Santista, os bancários e bancárias, depois dezenas de demissões durante a pandemia, obrigados a cumprir metas e acumular funções, estão pedindo demissão (mesmo com a grave crise de desemprego) porque não aguentam mais a pressão e o adoecimento”, afirma Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Itaú.
“O Itaú é um dos maiores bancos do mundo e encerrou 2021 com lucro líquido de R$ 24,988 bilhões. Este ano, o lucro será ainda maior, segundo projeções, somente nos primeiros três meses deste ano já alcançou 7,3 bilhões em lucros”, relata Eneida Koury, secretária de Finanças do Sindicato.
Apesar do lucro bilionário, o Itaú:
1- Vem demitindo em massa e fechando centenas de agências no Brasil.
2- O bancário é diariamente cobrado a cumprir metas impossíveis.
3- A pressão do banco gera doenças físicas e psicológicas nos funcionários.
Com isso, faltam funcionários(as) para atender de forma correta, já que o cliente paga altas tarifas para utilizar os serviços.
“Não toleramos as ameaças, assédios e qualquer tipo de exploração. Por isso é importante que todos estejamos mobilizados e fortalecidos para lutar, junto com nosso sindicato, pelos nossos direitos”, Finaliza Élcio Quinta.
Crédito: Fabiano Couto
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região