Encontro faz parte da Campanha Nacional Unificada da categoria. Propostas definidas no encontro serão levadas para a 24ª Conferência Nacional dos Bancários
Garantia de emprego, reajustes acima da inflação para salários e PLR, manutenção dos direitos já conquistados, defesa dos bancos públicos e da democracia, com apoio nas eleições de candidaturas que defendam as pautas da classe trabalhadora. Essas foram algumas das definições da Conferência Interestadual dos Bancários de 2022, organizada pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS). O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de maio, em São José do Rio Preto (SP).
O Sindicato dos Bancários de Santos e Região esteve representado no encontro por Élcio Quinta, presidente do Sindicato, e Guto Filho, secretário geral adjunto. “A atual conjuntura de ataque e retirada de direitos trabalhistas reforça a necessidade urgente de mobilização e unidade dos bancários e bancárias. Para termos uma ideia do cenário, neste ano cerca de 70% das negociações de acordos de trabalho não tiveram reajustes acima da inflação. Seguiremos lutando e resistindo para garantir nossos direitos”, disse Élcio.
Temas como teletrabalho, sindicalização, terceirização, saúde e condições de trabalho foram debatidos em conjunto pelos participantes e também divididos em grupos por banco.
“Ao tratar sobre a Campanha Nacional é fundamental incluir no debate as consequências da atuação do atual governo federal que, com apoio de parte do Congresso Nacional, adota uma política ultraliberal. Política que provoca disparada de preços, reduz o poder de compra dos salários gerando empobrecimento e fome da população em geral. Esses elementos influenciam nas negociações da categoria e por isso é preciso ampliar o diálogo para além das pautas específicas dos bancários e bancárias”, afirma Élcio Quinta.
Próximos passos
“As propostas aprovadas na Conferência Interestadual da FEEB SP/MS serão levadas para debate na 24ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho, em São Paulo”, explica Guto Filho. “Cada bancário e bancária aqui da Baixada Santista pode fortalecer as lutas se sindicalizando e conversando com colegas sobre a importância de nos mobilizarmos juntos. Só a luta muda a vida”.
Acompanhe as novidades das lutas da categoria se cadastrando em nosso whatsapp e nos seguindo em nossas redes sociais:
Fonte: Comunicação Seeb Santos e Região