Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, e Guto Filho, secretário geral adjunto, participam do evento para debater quais reivindicações serão levadas ao Encontro Nacional Unificado da categoria, que será realizado de 10 a 12 de junho, em São Paulo
A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul deu início nesta quinta (26) e sexta-feira (27), a Conferência Interestadual dos Bancários de 2022. Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, e Guto Filho, secretário geral adjunto, participam do evento para debater quais reivindicações serão levadas para o Encontro Nacional Unificado da categoria que será realizado de 10 a 12 de junho, em São Paulo.
A Conferência da FEEB de SP/MS acontece na modalidade presencial, no município de São José do Rio Preto. “Estamos empenhados na organização do evento que marca o retorno das atividades presenciais. Após dois anos da modalidade presencial suspensa em razão da pandemia do Coronavirus, reunir novamente companheiras e companheiros para debatermos a Campanha Nacional é imprescindível para o fortalecimento das pautas”, destaca Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.
A Conferência Interestadual será responsável pela eleição dos delegados que representarão a Federação durante a Conferência Nacional e pela aprovação de pautas que nortearão os debates nacionais. Estão sendo aguardados 150 pessoas, representantes de 23 sindicatos da base.
Programação
A Conferência Interestadual dos Bancários terá início no período da tarde desta quinta-feira, dia 26 de junho. A programação inclui palestras com abordagem de temas como o “Balanço dos Bancos, PLR Mercantil e Mapeamento dos trabalhadores e trabalhadoras do Ramo Financeiro”, com a apresentação da economista e técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas – DIEESE, Vivian Machado e “Conjunturas Econômicas e Política”, com o presidente da Feeb SP/MS, David Zaia.
No período da manhã, delegações realizarão no local os Encontros Regionais de bancos públicos e privados, com exceção da Caixa Econômica Federal, que realizou o evento no último sábado (21). Os bancos do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú e Mercantil do Brasil, definirão no dia 27, temas para debate e delegados representantes para a Conferência Nacional.
Na sexta-feira (28), segundo e último dia do evento, serão realizadas a apresentação dos relatórios de Bancos Públicos, Privados e Saúde e a Plenária Final com votação dos Temas e Propostas para 24ª Conferência Nacional dos Bancários.
“Sabemos que a conjuntura econômica e de destruição dos direitos trabalhistas são muito negativas. O Governo Federal, com ajuda de parte do Congresso Nacional, vem sistematicamente atacando os nossos direitos. Mas vamos resistir e exigir a manutenção de todos os nossos direitos e reajuste acima da inflação. A política econômica ultraliberal adotada pelo governo liberou aumentos que atingem os salários, diminui o poder de compra e gera fome e pobreza à população em geral”, diz Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Itaú.
Sustentabilidade
O evento deste ano terá como diferencial a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Durante a programação serão distribuídas aos participantes mudas de árvores nativas e frutíferas. “O objetivo é promover a conscientização ambiental e a qualidade de vida, levando a oportunidade de plantio de novas árvores para os municípios representados no evento”, explica o presidente da Federação dos Bancários, David Zaia.
Campanha Nacional
A Campanha Nacional dos bancários é um período previsto em lei, voltado para a negociação da categoria. O objetivo é a Renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assim como, a manutenção e o fortalecimento dos direitos do trabalhador.
25/5 – Chegada das delegações
26/5 – 8h30: Credenciamento
9h30: Encontros Interestaduais de Bancos Públicos e Privados
12h: Plenária de Encerramento
12h30: Almoço
14h: Abertura – Conferência Interestadual 2022
14h30: Apresentação “Balanço dos Bancos, PLR Mercantil e Mapeamento dos trabalhadores e trabalhadoras do Ramo Financeiro” – Convidada: Vivian Machado, Economista e Técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE)
16h30: Apresentação “Conjunturas Econômicas e Política” – com David Zaia, presidente da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS)
18h30: Encerramento
27/5 – 8h30: Credenciamento
9h30: Apresentação dos relatórios de Bancos Públicos, Públicos e Saúde
11h: Plenária Final – Apresentação dos Temas e Propostas para a 24ª Conferência Nacional dos Bancários
13h30: Encerramento
Conferência Nacional:
9/6 – Encontros Nacionais de Bancos Privados
33° Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil -CNFBB
9 e 10/6 – 38° Congresso Nacional dos Empregados da Caixa – CONECEF
10/6 – Encontro Nacional de Mulheres e Juventude dos Funcionários do Banco do Brasil
10 a 12/6 – 24ª Conferência Nacional dos Bancários
Fonte: Folha do Povo