Levantamento feito pela Economática levou em consideração dados referentes a 2021 para definir um ranking de rentabilidade
Quatro bancos brasileiros estão entre os 10 com maior rentabilidade do mundo, segundo ranking divulgado pela empresa Economática, que faz análises relacionadas ao mercado financeiro. São eles, do melhor ao pior colocado: Santander Brasil, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco.
O levantamento levou em consideração os balanços anuais referentes a 2021 de bancos com mais de US$ 100 bilhões em ativos e que têm ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York. Segundo a Economática, das 39 instituições financeiras presentes nessa lista, 19 são dos Estados Unidos, que são seguidos por Brasil, Canadá e Grã-Bretanha, com quatro bancos cada. “O Japão e a Coreia do Sul têm três bancos, a Espanha e a Índia têm dois bancos e outros quatro países possuem uma instituição nesse ranking”, de acordo com a Economática.
O critério utilizado para definir a rentabilidade foi o ROE (Return On Equity), Retorno sobre Patrimônio Líquido em português, que é o resultado da divisão entre lucro líquido e patrimônio líquido de uma empresa.
Os 10 primeiros colocados:
1. Capital One Financial Corp (EUA) – ROE: 20,4%
2. Ally Financial Inc (EUA) – ROE: 19,3%
3. Santander Brasil (Brasil) – ROE: 18,9%
4. Royal Bank of Canada (Canadá) – ROE: 17,3%
5. Itaú Unibanco (Brasil) – ROE: 17,3%
6. Jpmorgan Chase & Co (EUA) – ROE: 16,9%
7. Banco do Brasil (Brasil) – ROE: 15,7%
8. Bradesco (Brasil) – ROE: 15,2%
9. Bank of Nova Scotia (Canadá) – ROE: 15,1%
10. SVB Financial Group (EUA) – ROE: 15,0%
Embora estejam bem colocados, a rentabilidade média dos bancos brasileiros, definida a partir do ROE, diminuiu ao longo da última década. Ela foi de 16,5% em 2021, o que representa uma queda de 6,6 pontos percentuais na comparação com 2010. Uma das causas desse panorama foi o impacto econômico causado pela pandemia de covid-19. Mesmo assim, a rentabilidade média das quatro instituições brasileiras é superior ao ROE mediano de 11,8% registrado pelos bancos americanos que também estão presentes na lista.
Entre as quatro empresas brasileiras analisadas no levantamento da Economática, o Santander é aquela com melhor colocação pelo quarto ano consecutivo, sendo que sua rentabilidade tende a crescer. Já Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco “apresentaram uma tendência geral de queda”.
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Fonte: nexojornal.com.br