Previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no final do ano passou de 6,59% para 6,86%
Os agentes do mercado financeiro consultados pelo Banco Central para a formulação do Boletim Focus aumentaram pela 11ª semana consecutiva sua previsão para a inflação de 2022. O documento foi divulgado, como usualmente, nesta segunda-feira (28).
Na semana passada, o Focus apontava a expectativa de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumularia alta de 6,59% ao final do ano. Nesta semana, a projeção passou para 6,86%.
Apesar de aumentar sua previsão para a inflação, o Focus aponta que o mercado não espera, neste momento, uma alta da taxa Selic, mantendo-se a projeção da semana passada, de 13%.
Da mesma forma, a projeção para o crescimento do PIB se manteve estável, em 0,5%.
A projeção do mercado financeiro para a inflação do ano de 2023 é também negativa. Na semana passada, a inflação oficial projetada para o ano era de 3,75%. Agora é de 3,80% – sendo a 3ª semana consecutiva com piora. A projeção para o PIB foi mantida, em 1,30%. Neste cenário, a expectativa sobre a taxa básica de juros permaneceu no patamar de 9% ao ano.
A publicação do Boletim Focus, realizada tradicionalmente às segunda-feiras, atrasou em algumas horas. Segundo relatos, as mobilizações de servidores públicos do Banco Central afetaram a publicação. Usualmente divulgado às 8h25, o Boletim Focus foi apresentado por volta das 10h. É a 2ª semana em que o atraso ocorre.
Fonte: Reconta Aí
Escrito por: Rafael Locateli